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dc.contributor.advisorFragomeni, Luis Henrique Cavalcanti, 1950-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.creatorSilva, Nelson Eugênio dapt_BR
dc.date.accessioned2023-11-17T11:51:42Z
dc.date.available2023-11-17T11:51:42Z
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/84888
dc.descriptionOrientador: Luis Henrique Cavalcanti Fragomenipt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.descriptionBibliografia: f. 97-100pt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho objetiva avaliar as possibilidades e apontar diretrizes para a implantação de um plano básico e projetos cicloviários pelos quais a bicicleta possa exercer um papel importante na mobilidade urbana da cidade de Curitiba. Como método de pesquisa, foi realizada uma revisão bibliográfica, visitas a órgãos responsáveis pelo planejamento urbano da cidade, entrevistas com arquitetos e urbanistas especialistas no assunto, análise de casos correlatos, visita à campo e levantamento fotográfico. A pesquisa destaca, dentre as características do transporte por bicicleta, sua eficiência para realização de pequenos percursos (a bicicleta como meio de transporte mais rápido em deslocamentos com até cinco quilômetros de distância). Estudos de caso comprovam que a infra-estrutura de mobiliário urbano, a sinalização e políticas de estímulo são tão importantes para a promoção da bicicleta como meio de transporte quanto as vias pelas quais elas circulam. A análise da realidade de Curitiba mostra que a cidade sofre com o crescente aumento no número de veículos motorizados. Seu sistema de transporte coletivo, que no passado a notabilizou com a alcunha de "cidade modelo", encontra-se saturado, gerando atrasos e desconforto e conseqüente perda de atratividade. As vias para circulação de bicicleta existentes na capital paranaense, além de não constituírem uma rede, mostram-se inadequadas, sendo mal compartilhadas com pedestres. Esses fatores, além de desfavorecer o uso da bicicleta como meio de transporte, geram abandono das vias por parte dos ciclistas, os quais, na falta de vias adequadas, acabam utilizando as pistas exclusivas de ônibus. Apesar disso, Curitiba possui potencial físico e urbano para maior uso da bicicleta como transporte. Além da demanda por novas soluções para sua mobilidade urbana, a cidade apresenta topografia favorável e temperaturas amenas (se comparada à cidades européias com grande uso da bicicleta para transporte). Sua forma descentralizada de formação favorece os menores deslocamentos, para os quais a bicicleta se mostra mais eficiente. A cidade possui também experiência e órgãos políticos capazes de viabilizar as transformações necessárias para a promoção desse meio de transporte. Com base nesses estudos, por fim, o trabalho apresenta diretrizes que deverão nortear a elaboração de uma proposta de plano básico e projetos cicloviários para a cidadept_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCiclismo - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectCicloviaspt_BR
dc.subjectBicicletas - Curitiba (PR)pt_BR
dc.titleProposta de Plano Básico e Projeto Cicloviário para a cidade de Curitibapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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