• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Palotina)
    • Licenciatura
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Palotina)
    • Licenciatura
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Divulgação científica no ensino de ciências : percepções de licenciandos em ciências biológicas

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R-G- DAIANA ALINE KATCHOR.pdf (985.0Kb)
    Data
    2023
    Autor
    Katchor, Daiana Aline
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : No ano de 2021, ingressei no projeto de extensão "SER-Pensante: vozes em debate!". Inserida neste contexto de ensino, pesquisa e extensão sobre divulgação científica e formação de professores de Ciências e Biologia, comecei a refletir sobre como os docentes estão sendo formados para trabalhar com a divulgação científica em sala de aula? O que licenciandos na fase final do curso de licenciatura em Ciências Biológicas pensam sobre essa temática? Como vislumbram a inserção da divulgação científica no Ensino de Ciências? Em discussões verificamos que a utilização de materiais didáticos que envolvem a divulgação científica pode contribuir com o processo de ensino e aprendizagem. Entretanto, os docentes não possuem nem formação inicial e nem continuada para trabalhar com a divulgação científica. Portanto, este estudo tem o objetivo de compreender a percepção de futuros professores acerca da utilização da divulgação científica como ferramenta para os processos de ensino de ciências e quais suas necessidades formativas na formação inicial de professores. Para o levantamento de dados, foi elaborado um questionário destinado aos licenciandos em fase final de curso, com 70% do Curso de Ciências Biológicas (licenciatura) concluído. A coleta de dados ocorreu por meio questionário com perguntas abertas, dividido em três etapas: 1) perguntas relacionadas à compreensão de ciências, bem como sobre a necessidade de acrescentar disciplinas que permitam maior aprofundamento formativo sobre divulgação científica no currículo dos cursos de Ciências Biológicas (licenciatura); 2) apresentação de uma sequência didática com o tema "Rios Voadores", onde foi proposto um vídeo explicativo, que divulgava conhecimentos científicos sobre os rios voadores e os impactos das mudanças climáticas sobre estes; 3) validação da sequência didática proposta na etapa anterior. Nesta última etapa existem perguntas sobre a formação para a utilização e conhecimentos para trabalhar com os recursos de divulgação científica em sala de aula. A discussão e análise dos resultados obtidos ocorreu por meio da metodologia de Análise Textual Discursiva (ATD). A análise dos resultados demonstra que os licenciandos reconhecem a importância da divulgação científica e de sua utilização em sala de aula, porém apresentam dificuldades em sua inserção devido a deficiências formativas na formação inicial. Por fim, reconhecemos a importância da divulgação científica como instrumento de Educação Científica e que precisa ser inserida na formação inicial de professores.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/84849
    Collections
    • Licenciatura [86]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV