Divulgação científica no ensino de ciências : percepções de licenciandos em ciências biológicas
Resumo
Resumo : No ano de 2021, ingressei no projeto de extensão "SER-Pensante: vozes em debate!". Inserida neste contexto de ensino, pesquisa e extensão sobre divulgação científica e formação de professores de Ciências e Biologia, comecei a refletir sobre como os docentes estão sendo formados para trabalhar com a divulgação científica em sala de aula? O que licenciandos na fase final do curso de licenciatura em Ciências Biológicas pensam sobre essa temática? Como vislumbram a inserção da divulgação científica no Ensino de Ciências? Em discussões verificamos que a utilização de materiais didáticos que envolvem a divulgação científica pode contribuir com o processo de ensino e aprendizagem. Entretanto, os docentes não possuem nem formação inicial e nem continuada para trabalhar com a divulgação científica. Portanto, este estudo tem o objetivo de compreender a percepção de futuros professores acerca da utilização da divulgação científica como ferramenta para os processos de ensino de ciências e quais suas necessidades formativas na formação inicial de professores. Para o levantamento de dados, foi elaborado um questionário destinado aos licenciandos em fase final de curso, com 70% do Curso de Ciências Biológicas (licenciatura) concluído. A coleta de dados ocorreu por meio questionário com perguntas abertas, dividido em três etapas: 1) perguntas relacionadas à compreensão de ciências, bem como sobre a necessidade de acrescentar disciplinas que permitam maior aprofundamento formativo sobre divulgação científica no currículo dos cursos de Ciências Biológicas (licenciatura); 2) apresentação de uma sequência didática com o tema "Rios Voadores", onde foi proposto um vídeo explicativo, que divulgava conhecimentos científicos sobre os rios voadores e os impactos das mudanças climáticas sobre estes; 3) validação da sequência didática proposta na etapa anterior. Nesta última etapa existem perguntas sobre a formação para a utilização e conhecimentos para trabalhar com os recursos de divulgação científica em sala de aula. A discussão e análise dos resultados obtidos ocorreu por meio da metodologia de Análise Textual Discursiva (ATD). A análise dos resultados demonstra que os licenciandos reconhecem a importância da divulgação científica e de sua utilização em sala de aula, porém apresentam dificuldades em sua inserção devido a deficiências formativas na formação inicial. Por fim, reconhecemos a importância da divulgação científica como instrumento de Educação Científica e que precisa ser inserida na formação inicial de professores.
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