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dc.contributor.advisorMonteiro, Ricardo Rodrigues, 1974-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Graduação em Tecnologia em Gestão Imobiliáriapt_BR
dc.creatorSilva, Edvald Ribeiro dapt_BR
dc.date.accessioned2023-11-16T15:43:43Z
dc.date.available2023-11-16T15:43:43Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/84789
dc.descriptionOrientador: Ricardo Rodrigues Monteiropt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Gestão Imobiliáriapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Temos observado que as negociações em geral, principalmente as que envolvem imóveis, são invariavelmente marcadas por uma grande discrepância entre os valores pretendidos pelos vendedores e os aceitos pelos compradores. Isso ocorre por diversos fatores. Um desses fatores, a meu ver, podemos até chamá-lo cultural (comportamental). No Brasil usamos o termo "pechincha". Certamente, em outros países também tem um termo específico para expressar o ato da negociação (oferta, proposta e contraproposta). O problema é que as duas partes sabendo disso, pede o vendedor um valor maior do que a real avaliação do produto. Por outro lado, o comprador, também com o mesmo conhecimento desse fator, faz uma contraproposta, às vezes muito menor do que o preço oferecido pelo vendedor. Fatores econômicos do país, progresso ou estagnação de uma determinada região, localização, projetos a médio e longo prazo para desenvolvimento de uma cidade, poder aquisitivo das pessoas, são mais alguns exemplos que influenciam no comportamento do mercado. Conhecer as diferenças e em quais períodos elas ocorrem de forma mais dilatada, pode nos trazer alguns benefícios, entre eles evitar eventuais perdas de tempo numa negociação e constrangimento entre as partes. Para elaboração deste trabalho, foram pesquisados trinta e sete (37) imóveis no município de Guaratuba-PR, com o objetivo de analisar as diferenças entre os preços anunciados e efetivados. Através de uma planilha geral, pôde-se visualizar todos os imóveis residenciais e terrenos. Em seguida desmembrou-se a planilha geral por categoria de imóveis: terrenos, casas, sobrados e apartamentos. Para cade tipo dos imóveis analisados foram feitos os gráficos para uma visualização melhor das diferenças entre os preços pedidos e negociados. Mapas georreferenciados mostram a localização dos imóveis pesquisados. Observa-se que, independente dos ambientes políticos e econômicos, as variações em percentuais não sofrem grandes alterações, com raras exerções que serão comentadas nas considerações finais, deste trabalho.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online (43 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMercado imobiliário - Comérciopt_BR
dc.subjectBens imóveis - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectGeorreferenciamentopt_BR
dc.titleAnálise comparativa georreferenciada dos preços anunciados e efetivados nas operações de venda de imóveis em Guaratuba-PR, no período de 2015 a 2020pt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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