"Tornar-se T(t)erra": a experiência da escrita da poesia como possibilidade de enraizamento na educação em ciências
Resumo
Resumo : O ensino contemporâneo de ciências possui fundamentação na racionalidade técnica e instrumental. Esta tendência promove uma hiperconceitualização dos fenômenos de estudo das disciplinas da área de ciências em escolas, colégios e universidades, apresentando modelos abstratos supostamente prontos em detrimento das experiências multisensoriais de descrição e interpretação dos fenômenos da natureza, que antecedem a criação destes modelos. Isso tem sido chamado na filosofia contemporânea de reversão antológica. Uma das possibilidades apontadas na literatura para lidar com a reversão ontológica é a promoção das chamadas experiências estéticas, que podem ser entendidas como processos pré-cognitivos, relacionadas às experiências com o mundo e os fenômenos ontológicos que nele se mostram. Por estas características, elas envolvem dimensões fundamentais do próprio ser, tangendo preceitos éticos, sociopolíticos e as visões de mundo que guiam as interpretações dos fenômenos, que ocorrem a partir das percepções sensoriais. Neste sentido, a arte se mostra uma possível promotora de experiências estéticas, potencializando a sensibilidade ao experienciar do mundo. Neste ensaio, apresentamos a experiência de reconhecimento da escrita de poesias como uma possibilidade de promover experiências estéticas e desenvolver a sensibilidade aos fenômenos do mundo, o que se mostra um caminho ao enraizamento do ser. Este pode ser entendido como a retomada da conexão existencial entre a natureza e o ser, e da experiência dela como ponto de partida ontológico. As poesias foram escritas ao longo do ano de 2022 no projeto Licenciar Atelier Científico, da Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina. Por fim, são discutidas possibilidades à educação em ciências trazidas pela escrita de poesias.
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