Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWerle, Verônica, 1984-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.creatorPerretto, Greicy Kelynpt_BR
dc.date.accessioned2023-10-24T14:50:55Z
dc.date.available2023-10-24T14:50:55Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/84737
dc.descriptionOrientador: Profa. Veronica Werlept_BR
dc.descriptionCoorientador:pt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Educação Física.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O protagonismo da criança é um tema ainda pouco estudado e, em experiência vivenciada por mim em duas escolas diferentes observei discrepâncias na metodologia de ensino e incentivo quanto à autonomia e protagonismo das crianças, sendo uma questão interessante a ser estudada. Além disso, o tema foi pouco aprofundado em minha formação, apesar da importância dessas características no desenvolvimento de um cidadão que seja capaz de assumir suas responsabilidades e tomar atitudes conscientes quanto a suas vontades e obrigações. Assim, o trabalho teve como objetivo analisar a contribuição da área da Educação Física para a compreensão e efetivação do protagonismo dos estudantes. Isso foi realizado por meio da análise da produção teórica do Portal de Periódicos CAPES/MEC, com objetivos específicos de: a) identificar e compreender os conceitos e argumentos em relação ao protagonismo estudantil; b) identificar aspectos formais das publicações, incluindo autores, ano de publicação, sujeitos e metodologias e c) analisar os resultados dos estudos de modo a identificar possíveis contribuições da Educação Física para a promoção do protagonismo estudantil. A partir das 6 produções acadêmicas encontradas, podemos ver que os trabalhos que vêm sendo elaborados sobre o protagonismo estudantil na Educação Física têm mostrado análises e resultados promissores. Apesar do tema ter começado a ser abordado há pouco tempo, vem tendo uma constância nas publicações, o que mostra a força que o tema pode estar obtendo para ser mais estudado e aprofundado futuramentept_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subjectAutonomia escolarpt_BR
dc.subjectEducaçao física - Escolaspt_BR
dc.titleEducação física e protagonismo dos sujeitos escolares : uma revisão sistemáticapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples