dc.contributor.advisor | Werle, Verônica, 1984- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física | pt_BR |
dc.creator | Perretto, Greicy Kelyn | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-24T14:50:55Z | |
dc.date.available | 2023-10-24T14:50:55Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/84737 | |
dc.description | Orientador: Profa. Veronica Werle | pt_BR |
dc.description | Coorientador: | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Educação Física. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O protagonismo da criança é um tema ainda pouco estudado e, em experiência vivenciada por mim em duas escolas diferentes observei discrepâncias na metodologia de ensino e incentivo quanto à autonomia e protagonismo das crianças, sendo uma questão interessante a ser estudada. Além disso, o tema foi pouco aprofundado em minha formação, apesar da importância dessas características no desenvolvimento de um cidadão que seja capaz de assumir suas responsabilidades e tomar atitudes conscientes quanto a suas vontades e obrigações. Assim, o trabalho teve como objetivo analisar a contribuição da área da Educação Física para a compreensão e efetivação do protagonismo dos estudantes. Isso foi realizado por meio da análise da produção teórica do Portal de Periódicos CAPES/MEC, com objetivos específicos de: a) identificar e compreender os conceitos e argumentos em relação ao protagonismo estudantil; b) identificar aspectos formais das publicações, incluindo autores, ano de publicação, sujeitos e metodologias e c) analisar os resultados dos estudos de modo a identificar possíveis contribuições da Educação Física para a promoção do protagonismo estudantil. A partir das 6 produções acadêmicas encontradas, podemos ver que os trabalhos que vêm sendo elaborados sobre o protagonismo estudantil na Educação Física têm mostrado análises e resultados promissores. Apesar do tema ter começado a ser abordado há pouco tempo, vem tendo uma constância nas publicações, o que mostra a força que o tema pode estar obtendo para ser mais estudado e aprofundado futuramente | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Ambiente escolar | pt_BR |
dc.subject | Autonomia escolar | pt_BR |
dc.subject | Educaçao física - Escolas | pt_BR |
dc.title | Educação física e protagonismo dos sujeitos escolares : uma revisão sistemática | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |