Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBarnabé, Paulo M. M., 1955-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.creatorCordeiro, Jhonathan Phillippt_BR
dc.date.accessioned2025-04-04T19:39:48Z
dc.date.available2025-04-04T19:39:48Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/84704
dc.descriptionOrientador: Paulo Marcos Mottos Barnabépt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O trabalho apresenta uma breve discussão sobre as possíveis relações entre duas formas artísticas, arquitetura e música. Com o intuito de ter embasamento teórico para o projeto de um edifício voltado a música, o texto buscou exemplos significativos que identificassem tal relação. Primeiramente em um enfoque mais panorâmico, identificaram-se vínculos ligados a matemática, comuns entre as artes. Mas, de maneira geral, o texto acabou salientando mais os aspectos abstratos. Relações que transpassam os simples aspectos literais e estão mais ligados ao sentimento humano. O fenômeno de sensações e significados que envolvem a música e também está presentes na arquitetura. Dessa forma, acabou-se por refletir sobre alguns conceitos abstratos como silêncio, luz, sombra, vento, entre outros; e como grandes mestres da arquitetura manipulam e materializam tais elementos. Com isso, o texto possibilitou a compreensão de como ação e conceituação de projeto arquitetônico podem ser revelados na prática e como aspectos tão abstratos podem ser fonte diretiva de fazer rquitetura.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : The paper presents a brief discussion of the possible relations between two artistic forms, architecture and music. With the intention of having theoretical basis for the design of a building facing the music, the text sought to identify significant examples of this relationship.First in a more panoramic approach, we identified the links related to mathematics, common among the arts. But overall, the text was emphasizing the more abstract aspects. Relationships that pierce the simple and literal aspects are more related to human feeling. The phenomenon of feelings and meanings that surround music and are also present in the architecture.Thus, ended up by thinking about some abstract concepts such as silence, light, shade, wind, among others, and how great masters of architecture and manipulate these factors materialize. Because this allowed the text to understand how action concept of architectural design can be revealed in practice and how such abstract aspects can be a source of policy making architecturept_BR
dc.format.extent1 recurso online (2 arquivos) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectArquitetura pública - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectMúsica - Instrução e estudopt_BR
dc.subjectCamerata Antigua de Curitiba (conjunto musical)pt_BR
dc.titleSilêncio na arquitetura : nova sede para a Camerata Antigua de Curitiba/PRpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples