dc.contributor.advisor | Batista, Andrea Francine | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Licenciatura em Educação do Campo | pt_BR |
dc.creator | Fernandes, Neiva Gabriel | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-17T23:16:36Z | |
dc.date.available | 2023-10-17T23:16:36Z | |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/84659 | |
dc.description | Orientadora: Ândrea Francine Batista | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Educação do Campo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este trabalho é o resultado de uma investigação realizada durante o curso de Licenciatura Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza, que teve como objetivo apresentar sobre a importância da Resistência Indígena a partir do viver, da convivência e da experiência da comunidade Tekoa Araça'í. Este trabalho apresenta o que o povo Guarani Mbyá compreende por Educação Indígena e por Educação Escolar Indígena. Embora carreguem diferenças importante, elas se complementam e se nutrem uma da outra no caminhar da construção da resistência indígena. Este trabalho é a sistematização da compreensão coletiva de nosso povo, relatado especialmente a partir da experiência de sua autora, em diálogo com outros indígenas guaranis, com livros e artigos onde já foram escritos um pouco sobre nossa cultura e nossas lutas. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (53 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Indígenas - Educação | pt_BR |
dc.subject | Índios Guarani Mbiá | pt_BR |
dc.subject | Indígenas - Usos e costumes | pt_BR |
dc.title | A educação indígena Guarani Mbyá | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |