dc.contributor.advisor | Werle, Verônica, 1984- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física | pt_BR |
dc.creator | Zattoni, Gabriel | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-17T18:58:10Z | |
dc.date.available | 2023-10-17T18:58:10Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/84651 | |
dc.description | Orientador: Profª. Dra. Verônica Werle | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Educação Física. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Auschwitz foi uma mancha na história da humanidade, mas essa mancha não nos deixou ao final da Segunda Guerra. Adorno, em Educação após Auschwitz, apresenta uma reflexão sobre a Educação, a fim de evitar a reincidência das atrocidades que ocorreram em Auschwitz. Alguns elementos que Adorno aborda no texto foram destacados para serem pensados junto à Educação Física escolar a partir de relatos pessoais seguidos de discussões mediadas por outros trabalhos que exploraram o tema. Assim, este trabalho procurou estabelecer uma relação entre a Educação Física e o que Adorno apresenta no sentido de evitar formas de educar o corpo que impeçam o pensar e reprimam o sujeito por meio da frieza e da severidade. A partir de uma perspectiva crítica, à Educação Física é associada uma tarefa complexa que passa por um processo árduo de repensar a prática pedagógica a fim de se alinhar aos objetivos propostos por Adorno | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação fisica escolar | pt_BR |
dc.title | A Educação Física frente à reincidência de Auschwitz : algumas reflexões | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |