A inclusão escolar na perspectiva de docentes de física : experiências com deficientes visuais
Resumo
Resumo: A efetivação da inclusão de alunos com deficiência visual em classes regulares de ensino é garantida por lei. Os professores são agentes importantes na asseveração da inclusão em sala de aula, as dificuldades enfrentadas por estes são diversas, como: as condições de trabalho, quantidade de alunos em sala de aula, falta de materiais, dentre outras. Para enfrentar tais desafios, os docentes precisam de formação permanente. O enfoque central dessa pesquisa é investigar as percepções de professores de Física para a atuação frente à inclusão escolar; conhecer os desafios enfrentados por professores da disciplina de Física ao trabalhar com alunos com deficiência visual; identificar os processos pedagógicos vivenciados por professores da disciplina ao trabalhar com alunos com deficiência visual e articular as leis relacionadas a educação inclusiva e os relatos dos professores da disciplina de Física. Para conhecer as percepções dos professores, utilizamos questionário estruturado com questões abertas. Apropriando-nos dos benefícios tecnológicos existentes, realizamos as perguntas por meio do google formulário, buscamos conhecer as possibilidades, as dificuldades e as expectativas que os professores de Física possuem no momento da promoção/efetivação da inclusão no ambiente escolar. Diante disso, problematiza-se: quais são as experiências e desafios de inclusão de alunos com deficiência visual pela perspectiva dos professores de Física? Além do questionário, a pesquisa envolve um levantamento legal para conhecer/esclarecer as leis que garantem e respaldam a inclusão escolar e a formação de professores. Aproximamos a isso as contribuições de Vigotski quando tratamos de inclusão escolar, o ensino de Física e os saberes docentes para atuação com uma perspectiva inclusiva. Pela perspectiva sócio-histórica, vemos que os indivíduos se moldam pela interação social e pela cultura, sendo o desenvolvimento humano algo complexo, sofrendo influência de fatores internos e externos. É fundamental a elaboração de saberes para atuação em sala de aula, em que alguns são adquiridos no decorrer da atuação docente, outros em momentos de troca com os colegas, outros no improviso, outros de forma teórica, evidenciando que a aquisição de conhecimentos utilizados em sala ocorre por diferentes meios. Os procedimentos metodológicos de análise do questionário foram de cunho qualitativo, do tipo Análise Textual Discursiva (ATD). Ao final da análise emergiram três categorias, essas foram: i) O ensino de Física com uma perspectiva inclusiva pode ocorrer por meio de atividades práticas, como: a elaboração de materiais e recursos, estudos e reflexões, essa categoria trata da execução de uma ação e expõem a utilização de recursos, materiais, instrumentos, experimentos e os diferentes estímulos para a aprendizagem; ii) O ensino de Física para alunos com deficiência visual pode ser interpretado por uma perspectiva filosófica, nessa categoria emergiram questionamentos sobre a construção de conhecimentos, valores morais e dúvidas e iii) Para a efetivação da inclusão em ambiente escolar é necessário considerar os meios políticos, essa remete à participação e melhoria na comunidade, no metatexto são evidenciadas a necessidade de mudanças nas escolas, como a aprendizagem da leitura e escrita braile, os recursos de apoio e a utilização dos softwares para a aprendizagem. Abstract: The effective inclusion of visually impaired students in regular teaching classes is guaranteed by law. Teachers are important agents in ensuring inclusion in the classroom, the difficulties faced by them are diverse, such as: working conditions, number of students in the classroom, lack of materials, among others. To face such challenges, teachers need ongoing training. The central focus of this research is to investigate the perceptions of Physics teachers regarding their actions in relation to school inclusion; to know the challenges faced by Physics teachers when working with visually impaired students; to identify the pedagogical processes experienced by professors of the discipline when working with students with visual impairment and to articulate the laws related to inclusive education and the reports of professors of the discipline of Physics. In order to know the teachers' perceptions, we used a structured questionnaire with open questions. Appropriating the existing technological benefits, we asked the questions using the google form, seeking to know the possibilities, difficulties and expectations that Physics teachers have when promoting/performing inclusion in the school environment. In view of this, the question arises: what are the experiences and challenges of inclusion of visually impaired students from the perspective of Physics teachers? In addition to the questionnaire, the survey involves a legal survey to learn about/clarify the laws that guarantee and support school inclusion and teacher training. We approximate to this the contributions of Vigotski when we deal with school inclusion, the teaching of Physics and the teaching knowledge to act with an inclusive perspective. From the socio-historical perspective, we see that individuals are shaped by social interaction and culture, human development being something complex, influenced by internal and external factors. It is essential to develop knowledge to work in the classroom, in which some are acquired during the course of teaching, others in moments of exchange with colleagues, others in improvisation, others theoretically, showing that the acquisition of knowledge used in room occurs by different means. The methodological procedures for analyzing the questionnaire were of a qualitative nature, of the Discursive Textual Analysis (DTA) type. At the end of the analysis, three categories emerged, these were: i) Physics teaching with an inclusive perspective can occur through practical activities, such as: the elaboration of materials and resources, studies and reflections, this category deals with the execution of an action and expose the use of resources, materials, instruments, experiments and the different stimuli for learning; ii) The teaching of Physics to visually impaired students can be interpreted from a philosophical perspective, in this category questions emerged about the construction of knowledge, moral values and doubts and iii) For the effectiveness of inclusion in the school environment, it is necessary to consider the political means , which refers to participation and improvement in the community, the metatext highlights the need for changes in schools, such as learning to read and write Braille, support resources and the use of software for learning.
Collections
- Dissertações [30]