Os conhecimentos prévios dos licenciandos de física sobre a inclusão escolar de alunos deficientes visuais
Visualizar/ Abrir
Data
2017Autor
Pereira, Tássila Zerbini Monteiro
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : Com o crescente número de movimentos e o estabelecimento de políticas públicas que garantem ao aluno com necessidades educacionais especiais o direito ao ensino em escolas regulares, temos o aumento desse tipo de matrícula no ensino fundamental e médio. Decorre daí a necessidade de que os professores tenham acesso a informações acerca da inclusão no decorrer do curso de licenciatura. Esta pesquisa tem como foco conhecer e entender as ideias prévias de licenciandos da disciplina de Metodologias e Práticas de Ensino de Física, apresentando suas impressões e conceitos acerca da inclusão escolar e o processo de ensino e aprendizagem dos alunos deficientes visuais. O objetivo é analisar como os discentes entendem seu papel como futuros professores no processo de inclusão. Foram utilizadas as técnicas do Grupo Focal, Discurso do Sujeito Coletivo e de Análise de Discurso, obtendo resultados que mostram que, apesar dos participantes terem consciência do crescimento do processo de inclusão e considerarem que o professor é o principal responsável por uma educação inclusiva de sucesso, alguns não possuem interesse em se aprimorar no assunto e encaram como um tabu o ensino e aprendizagem dos deficientes visuais. Mesmo com todos os movimentos e políticas públicas nacionais e internacionais sobre inclusão, em nenhum momento foi citado a importância do conjunto escola-professor-família-Estado como apoio ao aluno com necessidades especiais. Também foi possível perceber que, para os licenciandos, as dificuldades de ensinar alunos com necessidades educacionais especiais superam a importância do processo de inclusão. Todo o processo de pesquisa e análise deixou claro que apesar da existência dos movimentos e políticas que asseguram a inclusão e o papel da comunidade escolar, os mesmos ainda não são suficientes para assegurar as mudanças necessárias para que ocorra um processo de educação inclusiva eficiente. Também reforçou a necessidade do envolvimento da Universidade e das disciplinas dos cursos de licenciatura com o processo de inclusão e com as diferentes necessidades educacionais especiais. Abstrac : Due to the growing number of movements and the establishment of public policies which assure the student with physical disabilities the right to education in regular schools, it is possible to observe an increase in this type of enrollment into both elementary and secondary schools. It arises the necessity to offer the teachers the access to information related to that inclusion into the teaching degree. This work is a research focusing on knowing and understanding the prior ideas of students of the disciplines of Teaching Methods and Practice of Physics, by presenting their impressions and concepts regarding school inclusion and the teaching and learning processes of visually impaired students. The aim is to analyze how the students understand their role as future teachers in the inclusion process. The techniques of Focus Group, the Discourse of the Collective Subject and Discourse Analysis were applied having results that show that, even though the participants were aware of the growth in the inclusion process as well as considered that the teacher is the main responsible for a successful inclusive education, some of them have no interest in improving their knowledge in the subject and consider the education and learning of visually impaired students as a taboo. Despite all the national and international movements and public policies about inclusion, it was not considered at any time the relevance of the coalition school-teacher-family-state as a support system to the student with special needs. Also, it was possible to observe that the difficulties to teach students with special educational needs have surpassed the relevance of the inclusion process. The entire process of research and analysis made it clear that despite the existence of movements and policies to assure the inclusion and the role of the school community, they are not sufficient yet to assure the necessary changes in order to have an efficient process of inclusive education. It also reinforced the need to have the university and the disciplines of the teaching courses involved in the inclusion process as well as in the different educational special needs.
Collections
- Física [46]