• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Física
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Física
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Física médica e ensino de física : exames de imagens numa proposta de ensino com elementos do enfoque cts

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - G - STEFANY CRIS PEREIRA.pdf (2.838Mb)
    Data
    2018
    Autor
    Pereira, Stefany Cris
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este Trabalho de Conclusão de Curso consiste em uma pesquisa envolvendo a elaboração e implementação de uma sequência didática em uma turma do Ensino Médio, na qual foram estudadas formas de diagnósticos por imagem para o ensino de física, com elementos do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Este enfoque propõe um ensino contextualizado em que se estabeleçam relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade artindo de uma situação na qual os alunos sejam levados a assumir um posicionamento e/ou a uma tomada de decisão, de forma que estes analisem sua decisão quanto a uma questão de seu cotidiano pesquisando e construindo uma opinião fundamentada social e cientificamente. O objetivo geral é estudar possibilidades e implicações do enfoque CTS relacionando Ensino de Física e Física Médica. O objetivo da sequência didática desenvolvida é relacionar o conhecimento sobre as diferentes formas de obtenção de imagens com a vida em sociedade, trabalhar com os alunos as relações entre Medicina, Física e outras áreas de conhecimento, bem como refletir sobre como é complexa a decisão de um médico com relação ao diagnóstico. Ao final da sequência didática o que os alunos aprenderam? Estabeleceram as relações desejadas? Gostaram dessa forma de ensino? Ficaram interessados? Buscando uma primeira aproximação ao conhecimento e interesse dos alunos em relação ao tema, elaborou-se um questionário, que foi respondido por duas turmas: uma da 1ª e outra da 3ª série do Ensino Médio. Na sequencia, a proposta de ensino foi desenvolvida na turma da 3ª série, em 4 aulas. Os alunos desenvolveram atividades de pesquisa e apresentação de seminário assumindo papeis de funcionários de um hospital, se utilizando de alguns elementos de RPG (Roleplaying Game ou jogo de papeis). Eles deveriam escolher exames de imagens médicas para fazer o diagnóstico de um caso clínico fictício. Ao final da sequência didática, fizeram uma produção textual. As análises indicaram que os alunos fizeram diferentes relações entre a importância de se conhecer mais sobre o funcionamento dos equipamentos e a vida deles em sociedade, se preocupando com questões financeiras, comportamentais e de prevenção de erros médicos. Fizeram ainda relação entre a Medicina e as diferentes áreas de conhecimento. Ao final da sequência didática os alunos compreenderam que um diagnóstico médico é feito com muito mais informações que apenas o histórico clínico do paciente.
     
    Abstract : This Course Conclusion Work consists of a research involving the elaboration and implementation of a didactic sequence in High School classes, in which forms of diagnostic imaging for the Physics teaching were studied, with elements of the Science, Technology and Society approach (CTS). This approach proposes a contextualized teaching in which relationships between Science, Technology and Society are established starting from a situation in which the students are led to take a position and / or a decision making, so that they analyse their decision on a question of their daily lives by researching and building a social and scientifically grounded opinion. The general objective is to study the possibilities and implications of the CTS approach relating Physics Teaching and Medical Physics. The purpose of the developed didactic sequence is to relate the knowledge about the different forms of diagnostic imaging with the life in society, to work with the students the relations between Medicine, Physics and other areas of knowledge, as well as to reflect on how complex is the decision of a Physician when facing the diagnosis. At the end of the didactic sequence, what did the students learn? Have they established the desired relationships? Have they liked of this form of teaching? Were they interested? In order to get a first approximation to the knowledge and interest of the students in relation to the subject, a questionnaire was elaborated, which was answered by two groups of students: one from the first and the other from the third grade in High School. Following, the teaching proposal was developed in the 3rd grade group, in 4 classes. Students developed research activities and seminar presentation playing roles of hospital employees, using some elements of RPG (Role-playing Games). They should choose medical imaging exams to make the diagnosis of a fictitious clinical case. At the end of the didactic sequence, they made a textual production. The analyses indicated that students made different relationships between the importance of knowing more about the functioning of equipment and their life in society, worrying about financial, behavioural and medical error prevention issues. They also made a relation between Medicine and the different areas of knowledge. At the end of the didactic sequence the students understood that a medical diagnosis is made with much more information than just the clinical history of the patient.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/84490
    Collections
    • Física [46]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV