O uso de trechos do filme Gravidade em aulas de física para o ensino médio
Resumo
Resumo : A disciplina de física no ensino médio, é vista pelos alunos como sendo de difícil aprendizagem, estando ligada a muita matemática e memorização de equações, sendo na maioria das vezes deixados de lado os conceitos físicos, criando uma cultura de desprezo da disciplina pelos estudantes. Na tentativa de mudar esse cenário, o professor pode usufruir em suas aulas de recursos didáticos. A utilização de filmes, quando planejado pelo professor é um recurso didático, que aproxima os alunos do conteúdo a ser trabalhado, e pode promover vários benefícios para as aulas de física. Com intuito de verificar os benefícios que a utilização de filmes traz, realizou-se quatro aulas de física, duas em cada turma do primeiro ano do ensino médio, onde trechos do filme Gravidade, foram utilizados para explorar os conceitos físicos presentes. Foram exploradas seis cenas, três em cada turma, onde optou-se por utilizar os três momentos pedagógicos para realizar a abordagem dos conceitos, ao final de cada aula foi aplicado um questionário para cada aluno de ambas as turmas. Os resultados apontam que o filme promove a discussão dos conteúdos trabalhados em sala, modificando a rotina da aula e tornando mais atrativa, percebeu-se que o filme faz parte da cultura dos jovens, e os estudantes mostraram uma aceitação pela atividade desenvolvida, foi verificado também que o filme facilitou o entendimento dos alunos em relação aos conceitos físicos trabalhados nos trechos. Os filmes quando utilizados em sala de aula como recurso didático contribuem de maneira positiva para o ensino e aprendizagem da física, e deixam a aula mais atraente para o público jovem, criam um ambiente favorável para a discussão dos conceitos físicos. Abstract : The discipline of physics in high school is seen by the students as being difficult to learn, being linked to a lot of mathematics and memorizing of formulas, most of the time being left aside the physical concepts, creating a culture of contempt of the discipline by. In an attempt to change this scenario, the teacher can enjoy in his classes of didactic resources. The film when planned by the teacher is a didactic resource, which brings students closer to the content to be worked on, and can promote various benefits to physics classes. In order to verify the benefits that the film brings, four physics classes were held, two in each class of the first year of high school, where excerpts from the film Gravity, were used to explore the present physical concepts. Six scenes were explored, three in each class, where it was decided to use the three pedagogical moments to carry out the concept approach, at the end of each class a questionnaire was applied to each student in both classes. The results show that the film promotes the discussion of the contents worked in the classroom, modifying the classroom routine and making it more attractive, it was noticed that the film is part of the culture of the youngsters, and the students showed an acceptance the activity developed, it was verified also that the film facilitated the understanding of the students in relation to the physical concepts worked in the stretches. The films used in the classroom as a didactic resource contribute positively to the teaching and learning of physics, and make the class more attractive to young audiences, create a favorable environment for the discussion of physical concepts.
Collections
- Física [46]