Estudo de concepções e obstáculos epistemológicos para a compreensão do tempo relativo entre alunos do ensino médio
Resumo
Resumo : O conceito de tempo é de fundamental importância para todos os campos da Física, mas parece ser comum que essa ideia seja considerada como conhecida pelos estudantes antes das aulas na escola. Mesmo assim, na escola uma reflexão mais profunda sobre suas características e natureza são usualmente quase nulas. No desenvolvimento desse conceito, os estudos de Martins (2004) e Karam, Cruz e Coimbra (2006) apontam para uma hierarquia das concepções dos estudantes que progride para a objetivação com a superação de ideias que estagnam o conhecimento. Dessa maneira, o presente trabalho buscou explorar as concepções de alunos do Ensino Médio a respeito do conceito de tempo ao final de cada etapa desse ciclo, assim como, fundamentado nas ideias de Gaston Bachelard, procurou identificar obstáculos epistemológicos no desenvolvimento desse conceito em uma situação que sugere uma interpretação relativística. Como instrumento de coleta de dados foram realizadas entrevistas com 27 alunos das três séries do Ensino Médio. Uma vez que as perspectivas individuais não se apresentaram preferencialmente nas respostas de alunos de uma série ou de outra, as análises das entrevistas não revelaram aspectos desse conceito que caracterizassem uma disposição hierárquica entre as séries. Abstract : The time concept is of fundamental importance for all fields of Physics, but it is commom for this ideia to be regarded as known by students before school classes. Nevertheless, at school a deeper reflection on its characteristics and nature is usually almost null. In the development of this concept, studies by Martins (2004) and Karam, Cruz and Coimbra (2006) point to a hierarchy of student conceptions that progresses towards objectification in overcoming ideas that stagnate knowledge. In this way, the present work sought to explore the conceptions of high school students regarding the concept of time at the end of each stage of this cycle, as well as, based on the ideas of Gaston Bachelard, sought to identify epistemological obstacles in the development of this concept in a situation that suggests a relativistic interpretation. As a data collection instrument, interviews were conducted with 27 students from the three high school grades. Since the individual perspectives did not appear preferentially in the responses of students of one grade or another, the analysis of the interviews did not reveal aspects of this concept that characterized a hierarchical arrangement among the grades.
Collections
- Física [46]