• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Física
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Física
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Ensino de física e alunos surdos: investigando o papel do tradutor e intérprete de libras em sala de aula

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - G - EMANUEL KAVA.pdf (6.052Mb)
    Data
    2018
    Autor
    Kava, Emanuel
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Apresenta-se pesquisa cujo objetivo geral é analisar as condições, as dificuldades e o papel do tradutor e intérprete da língua de sinais (TILS) nas aulas de Física, sob a visão dos próprios intérpretes. Apoiando-se na abordagem qualitativa, utilizamos de entrevistas/conversas abertas com quatro intérpretes de Libras da rede pública federal atuantes no Estado do Paraná. A análise das entrevistas nos permitiu identificar concepções comuns ao intérpretes com relação ao ensino de conceitos físicos e preparo e atuação do professor no ensino de surdos. Os sujeitos de pesquisa relataram que apesar da existência de sinais para palavras referentes aos conceitos físicos, o processo de construção do conhecimento com o aluno surdo necessita da exploração da linguagem visual em todos os contextos vividos no processo de ensino. Os TILS enfatizaram também a importância do preparo do professor ao se deparar com um aluno surdo como um fator essencial para o processo de aprendizagem
     
    Abstract : This work has by general aim the analysis of the conditions, difficulties and the role of the sign language interpreters and translators (SLIT) in Physics classes, by the interpreters own visions. The research was based on the qualitative approach and we have done interviews with four sign language interpreters of a public federal education system institution in the state of Parana. The interviews analysis allowed us to identify common conceptions of the sign language interpreters about the physical concepts teaching and performance and preparation of the teacher at teaching for deaf students. The participants of this research related that despite the existence of signs for words which mean physics concepts, the process of knowledge construction needs a visual language exploration in all the contexts lived in teaching process. Additionally, the SLIT emphasized the importance of the teacher’s preparation in teaching for deaf students as an essential factor for the teaching process.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/84420
    Collections
    • Física [46]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV