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dc.contributor.advisorHiga, Ivanilda, 1970-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Graduação em Físicapt_BR
dc.creatorRibeiro, Ana Paula Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-08T20:21:19Z
dc.date.available2023-12-08T20:21:19Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/84417
dc.descriptionOrientador: Profa. Dr. Ivanilda Higapt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Graduação em Física.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho estuda possibilidades, potencialidades e a concepção sobre o conceito de interdisciplinaridade sob a voz de professores de Física que atuam na escola pública. Nossa análise, qualitativa, foi construída através da aplicação de questionários e entrevistas visando identificar as potencialidades e desafios relacionados a práticas interdisciplinares sob a perspectiva dos sujeitos. Apresentamos uma revisão Bibliográfica realizada nas plataformas da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Scientific Eletronic Lybrary (SciELO), nos eventos Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC), Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF) e Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), em trabalhos selecionados do período 2008 a 2018. Foi possível através das análises verificar que o tema está presente em diversos níveis de ensino sendo que o conceito de interdisciplinaridade no ensino não está bem consolidado entre os professores. Muitos trabalhos apresentam práticas e propostas para a efetivação dessa abordagem, sendo advindos de agentes externos e internos ao corpo escolar. Uma vez que o conceito de interdisciplinaridade é presente nas diretrizes da educação traremos uma reflexão acerca da forma como esse conceito é pensado e aplicado à realidade no contexto escolar. Sendo realizadas 5 entrevistas, destacou-se a rotatividade dos professores da rede estadual, o tempo para planejamento e desenvolvimento e recursos materiais e pedagógicos como elementos importantes para efetivação da prática interdisciplinar. Buscando compreender a concepção de interdisciplinaridade dos professores entrevistados observamos dois níveis de interdisciplinaridade: simplificada e aprofundada sendo diferenciadas por elementos que enfatizam essa abordagem como uma ferramenta didática ou meio de transformação social. Concluímos que a efetivação da prática interdisciplinar para além de ferramenta didática, ocorrerá de forma plena quando houver integração dos conteúdos, estes envolvendo as necessidades do contexto local e promovendo a interação dos sujeitos do corpo escolar e comunidade possibilitando, assim a transformação social através dessa abordagempt_BR
dc.description.abstractAbstract : This research presents the conception of the concept of interdisciplinarity of Physics teachers that work in public schools. Our qualitative analysis is constructed through the application of questionnaires and interviews with the objective of identifying Potentialities and challenges related to interdisciplinary practices under the persp ctive of the subjects. We present a literature review conducted, in the platforms of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), Scientific Electronic Library (SciELO), and in the Brazilian events National Meeting for Research in Science Teaching (ENPEC), Meeting for Research in Physics Teaching (EPEF) and National Symposium for Physics Teaching (SNEF), with works selected from the period of 2008 to 2018. Through analyses, it is verified that the theme is present in various levels of teaching, with the concept of interdisciplinarity in teaching being unconsolidated amongst teachers. Many works present practices and proposals for the implementation of this approach, with these coming from external and internal agents to the school staff. Once the concept of interdisciplinarity is present in the guidelines of education, we propose a reflection about the form through which this concept is thought and applied in reality in the school context. Five interviews were conducted to investigate conceptions regarding interdisciplinary practices, and rotativity of teachers in the state system, time for planning and execution, and material or pedagogical resources were cited as important elements for the development of these practices and for the advantages that these approaches offer to the process of teaching-learning. It is important to highlight that, even without the availability of all of these elements, interdisciplinarity is being practiced in public schools. Seeking to comprehend the conception of interdisciplinarity for the interviewed Teachers, we observe two levels of interdisciplinarity: simplified and in depth, which are distinguished through elements that emphasize this approach as a didactic tool or means for social transformation. We conclude that the implementation of interdisciplinary practice beyond a didactic tool will happen in full when there is integration of contents, these involving necessities of local context and promoting integration of subjects of the school staff and community, this way allowing for social transformation through this approachpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.titleA interdisciplinaridade no ensino de física sob a visão de professores da escola públicapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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