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    Intervenção na paisagem ferroviária : o caso da cidade de Irati - Paraná

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    PRANCHAS.pdf (68.40Mb)
    R G DEBORA ALICE PAULUK.pdf (31.74Mb)
    Data
    2013
    Autor
    Pauluk, Débora Alice
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : Esta monografia tem como objetivo fornecer base teórica para elaboração de uma proposta de intervenção na paisagem ferroviária de Irati, no estado do Paraná, de forma a compreender e analisar não somente a respeito de intervenções em áreas ferroviárias, como também o contexto em que o ramal Ponta Grossa – Guarapuava se insere. Dentre os problemas abordados na pesquisa destaca-se o abandono das estações ferroviárias e das áreas contíguas à ferrovia, espaços que estão sem utilização pelo poder público dentro da cidade e alvo de ocupações irregulares de risco. Desta forma, o objetivo principal é demonstrar a potencialidade paisagística que um ramal férreo pode oferecer em termos de desenvolvimento regional e social. Busca, como métodos, referência bibliográfica sobre teoria de como intervir em uma área cujo patrimônio ferroviário faz parte de um contexto maior e que possui entraves urbanísticos decorrentes da implantação da ferrovia e também ambientais. Como resultado, pode-se afirmar que a proposta resultante diante da análise da teoria e da realidade corresponde a implantação de um parque linear na cidade de Irati, utilizando-se das áreas contíguas a ferrovia e ao rio paralelo próximo
     
    Abstract : This monograph aims to provide theoretical basis for a proposal of an intervention in the railway in Irati, Paraná, in south of Brazil. The analysis of the context includes the railway from Ponta Grossa to Guarapuava that, along the railway line, contains abandoned and demolished railway stations and areas contiguous to the railroad. The main objective is to demonstrate the potential landscape that an railway offer in terms of regional and social development. In this way, the methods used was a research about theory of how to intervene in an area whose heritage railway is part of a larger context and has urban problems resulted from the implementation of the railway and also environmental. As a result, it can be stated in a proposal of a linear park in Irati, Paraná, using the contiguous areas of the railroad and of the river
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/84405
    Collections
    • Arquitetura e Urbanismo [297]

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