• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Física
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Física
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Jovens e expectativas de estudos em nível superior : elementos para ressignificar a física no ensino médio

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - G - ADRIANO RODRIGUES LUZ.pdf (1.717Mb)
    Data
    2018
    Autor
    Luz, Adriano Rodrigues
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Apresenta os resultados de pesquisa qualitativa e de natureza exploratória, cujo tema são as expectativas de estudos futuros de jovens alunos de Ensino Médio. Tem como objetivo estudar as relações que podem ser estabelecidas entre elementos da experiência social de jovens alunos e suas expectativas em relação à continuidade de estudos na universidade. A pesquisa se apoia em autores das áreas de sociologia, psicologia, didática e educação, em geral. Tem origem em experiências vividas com alunos de escola pública durante o processo de formação como docente, especialmente nas atividades de Prática de Docência em Física, em que foi possível constatar a carência de informações, dos alunos, relacionadas às formas de acesso ao Ensino Superior. Considerando a recente expansão de oferta do Ensino Médio nas últimas décadas, entende-se que a escolarização da população jovem deve ter se expandido; por outro lado, os índices oficiais indicam que um alto número de jovens em idade escolar está fora das escolas e, também, que a expansão de matrículas no Ensino Superior ainda é excessivamente baixa no país, apesar dos programas federais de incentivo e democratização do acesso, como o sistema de cotas e o Prouni/Sisu. Assim, justifica-se a investigação proposta para aproximar-se de jovens alunos de Ensino Médio, ouvir e compreender sociologicamente seus pontos de vista sobre a continuidade de estudos. A pesquisa empírica consistiu em estudo exploratório com a utilização de um questionário, como instrumento que foi aplicado em duas escolas da rede pública de ensino. O instrumento, com questões fechadas e abertas, foi respondido por 183 alunos que contribuíram com a pesquisa. Os resultados proporcionados pela análise dos questionários reafirmaram a presença de elementos do fracasso escolar relativos à baixas expectativas de continuidade de estudos e, entre outras questões, evidenciaram que metade dos alunos trabalha e dirige suas intenções futuras para a possibilidade de emprego, e que também metade dos colaboradores não conhece as formas de acesso às universidades brasileiras, e sobre a gratuidade em relação ao pagamento de mensalidades nas instituições públicas, abrindo uma reflexão sobre a relevância e necessidade do trabalho para os jovens e as complexas relações com a escola na sociedade atual.
     
    Abstract: It presents the results of qualitative research and exploratory nature, whose theme are the expectations of future studies of young students of High School. It aims to study the relationships that can be established between elements of the social experience of young students and their expectations regarding the continuity of studies in the university. The research relies on authors from the areas of sociology, psychology, didactics and education in general. It originates from experiences with public school students during the training process as a teacher, especially in the activities of Physics Teaching Practice, in which it was possible to verify the lack of information, of the students, related to the forms of access to Higher Education. Considering the recent expansion of the offer of secondary education in the last decades, it is understood that the schooling of the young population must have expanded; on the other hand, official indices indicate that a high number of school-age youths are out of school, and also that the expansion of enrollments in higher education is still excessively low in the country, despite the federal programs of incentive and democratization of access, such as the quota system and Prouni / Sisu. Thus, the research proposed to approach young high school students is justified, to listen and to understand sociologically their points of view on the continuity of studies. The empirical research consisted of an exploratory study with the use of a questionnaire, as an instrument that was applied in two schools of the public school system. The instrument, with closed and open questions, was answered by 183 students who contributed to the research. The results provided by the analysis of the questionnaires reaffirmed the presence of elements of school failure related to the low expectations of continuity of studies and, among other things, showed that half of the students work and directs their future intentions towards the possibility of employment, and that half of the employees do not know the ways of accessing Brazilian universities, and about the gratuitousness regarding the payment of tuition fees in public institutions, opening a reflection on the relevance and necessity of the work for young people and the complex relations with the school in the current society.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/84383
    Collections
    • Física [46]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV