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dc.contributor.advisorDi Domenico, Maikon, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherJoucoski, Emerson, 1972-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Campus Pontal do Paraná - Centro de Estudos do Mar. Curso de Graduação em Oceanografiapt_BR
dc.creatorMendonça, Tathiane Marques dept_BR
dc.date.accessioned2023-09-13T16:36:44Z
dc.date.available2023-09-13T16:36:44Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/84334
dc.descriptionOrientador: Maikon Di Domenicopt_BR
dc.descriptionCoorientador: Emerson Joucoskipt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Pontal do Paraná, Centro de Estudos do Mar, Curso de Graduação em Oceanografia.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O Curso de Formação de Professores em Educação Ambiental REBIMAR aconteceu entre os meses de outubro de 2022 até fevereiro 2023 através da plataforma "UFPR Virtual" pela equipe de Educação Ambiental do Programa REBIMAR (Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha) e pelo programa de extensão da UFPR Laboratório Móvel de Educação Científica da UFPR Litoral (LabMóvel), sendo que as ações de Educação Ambiental do REBIMAR foram elaboradas pelo LabMóvel. O curso tem 11 módulos baseados na cartilha "Nós e o Mar" do Programa REBIMAR e contou com a participação de professores, mestres e doutorandos para cada módulo. O presente estudo tem como objetivo analisar o conteúdo adquirido pelos cursistas e se houve uma contribuição do curso para a compreensão sobre a Década da Ciência Oceânica, que começou em 2021 e vai até o ano de 2030. O estudo contou com a aplicação de dois questionários, um no ato da inscrição do curso e outro após a sua finalização, com perguntas sobre os temas que foram abordados nos módulos. As análises das respostas foram divididas em quantitativas/qualitativas e categorizadas. Os resultados foram consolidados por meio de tabelas e foi possível identificar que os conceitos relacionados à "Década do Oceano" foram os únicos que tiveram respostas categorizadas como "NS" (Não sei) no questionário inicial, onde o cursista afirma que não sabe responder à pergunta. Após o curso, não tivemos nenhuma resposta categorizada como "NS", tanto nas análises quantitativas, quanto nas análises qualitativas. A partir disso, podemos ressaltar que o curso contribuiu para a cultura oceânica, contribuindo também para a Década do Oceano, e que projetos de educação ambiental podem fomentar essa cultura entre professores, alunos e educadores ambientais e servir como um desenvolvimento profissional para os mesmos.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectOceanografiapt_BR
dc.subjectOceanopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.titleO Curso de Formação de Professores em Educação Ambiental do Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha (REBIMAR) de 2022 e a sua contribuição à cultura oceânicapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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