• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Arquitetura e Urbanismo
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Arquitetura e Urbanismo
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Modelo de centro educacional e de lazer para crianças

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    PRANCHAS.pdf (92.77Mb)
    R G ALEXANDRE EISFELD.pdf (41.48Mb)
    Data
    2012
    Autor
    Eisfeld, Alexandre
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Esta pesquisa objetiva a coleta de dados referentes à educação, pedagogia e arquitetura de escolas, com foco no ensino fundamental. O propósito é garantir um nível de conhecimento sobre os assuntos que embase a elaboração do projeto arquitetônico de um Jardim de Infância / Pré-Escola fundamentado em uma pedagogia diferenciada. Apresenta-se uma releitura sobre a educação mundial ao longo da história, evidenciando-se mudanças significativas que o processo de ensino teve. Sua relação com os ambientes de ensino, desde as formas mais primitivas até a concepção do edifício escolar. Destaca-se ainda o desenvolvimento específico da educação no Brasil, focando o surgimento das primeiras escolas públicas e seu impacto na sociedade, a fim de se obter um diagnóstico da atual situação do ensino e destas instituições no país. Segue-se um apanhado em ordem cronológica de diversos pensadores da educação pelo mundo, evidenciando as especificidades de suas linhas. No âmbito arquitetônico analisa-se edifícios escolares que trabalham em linhas pedagógicas diferenciadas. Conceitos e propostas de Richard Neutra que influenciaram escolas no Brasil. Análises de escolas da linha Montessori pelo arquiteto Herman Hertzberger. Seguese a análise de obras de escolas públicas no Brasil, realizadas com intuito de se criar diferenciais tanto arquitetônicos quanto educacionais. Em adendo aborda-se questões construtivas como escolas dos modelos CIEP e FDE que atendem diversas prescrições de elementos pré-fabricados. Segue-se para uma observância das legislações do Estado do Paraná e da Prefeitura de Curitiba definindo elementos, procedimentos e medidas para o projeto em si. Este grupo de conhecimentos alicerçados leva às definições gerais do projeto, como a escolha de um terreno e a definição de um programa de necessidades. Concluindo, a pesquisa pretende ser um conjunto de conhecimentos e informações que possibilite a total elaboração do projeto de uma edificação escolar
     
    Abstract : This research aims to collect data related to education, pedagogy and architecture of schools, primarily geared to elementary education. The purpose of this compilation is to ensure a general knowledge of the issues, in which to substantiate the elaboration of the architectural design for a Kindergarten / Preschool based on a differentiated pedagogical line. An historical review about education in the world is submitted to highlight the significant changes that the educational process suffered over the years as well its relation with learning environments, since its earliest and most primitives forms until the actual conception of the school building. It’s also attempted to highlights the specific development that education had in Brazil, since the emergence of the first public schools and its impacts on society in order to obtain a diagnosis of the current situation of education and educational institutions in the country. On a second moment, an analysis of education and its engagement in contemporary society through the perception of the philosopher Michel Foucault, along with a summary if chronological order of several education thinkers around the world, is presented to feature the specificities of their pedagogical lines. The following is an analyzes of school buildings that work through a different line of thought. Concepts and proposals from Richard Neutra that influenced schools in Brazil and reviews of schools that follow the line of Montessori in the vision of the architect Herman Hertzberger. The research proceeds to an analysis of the work in public schools in Brazil, performed in order to create a different concept as both architectural and educational. Constructive issues are considered as well, since schools that follow models such as CIEP and FDE meet various requirements of prefabricated elements. It is also presented a short review of the legal norms of the State of Paraná and the Municipality of Curitiba defining elements procedures and essential measures to the project itself. This group of grounded knowledge leads to general definitions for the project, such as the choice of land and established program needs. This research is intended as a set of knowledge and informations that enables the complete elaboration of the design project for a school building
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/84323
    Collections
    • Arquitetura e Urbanismo [297]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV