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dc.contributor.advisorAdam, Roberto Sabatella, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.creatorBettega, Pamela Cristinapt_BR
dc.date.accessioned2025-04-07T19:40:00Z
dc.date.available2025-04-07T19:40:00Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/84241
dc.descriptionOrientador: Roberto Sabatella Adampt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Como requisito parcial para conclusão do curso de Arquitetura e Urbanismo, a presente pesquisa tem como objetivo fornecer embasamento teórico necessário para a realização do anteprojeto de um Centro de Educação Profissional no município de Piraquara. A pesquisa é de cunho exploratório, baseada em bibliografia teórico-conceitual e em análise de obras correlatas. O estudo realizado se estrutura em quatro capítulos: Conceituação temática; Estudos de caso; Interpretação da realidade e Diretrizes gerais de projeto. A escolha do tema se deu pela intenção pessoal de se pesquisar um tema relacionado à educação e também pela carência de equipamentos de educação profissional em Piraquara. A investigação do tema proporciona a compreensão de características históricas e atuais da educação profissional no Brasil e da realidade local. Apresenta-se, um panorama geral de edifícios escolares na história recente brasileira, onde é possível observar a relação entre a arquitetura com as propostas educacionais. Apresenta-se ainda uma analise de três estudos de caso que possuem características relevantes da relação da educação com o espaço arquitetônico. Por fim, são apresentadas as diretrizes gerais de modo a subsidiar o projeto arquitetônico a ser desenvolvido na etapa seguinte na disciplina TA060pt_BR
dc.description.abstractAbstract : As part of a requirement for the conclusion of the Architecture and Urbanism graduation, the present research aims to provide theoretical background necessary for the realization of the preliminary design of a Professional Secondary School in the city of Piraquara. The research is exploratory, based on theoretical-conceptual bibliography and analysis of case studies. The study is structured in four chapters: Thematic concept; Case studies; Interpretation of the reality and General design guidelines. The choice of theme was due to the personal intention of researching an issue related to education and also due to the lack of professional education equipment in Piraquara. The investigation of the theme provides an understanding of the historical and current characteristics of professional education in Brazil and the local reality. It presents an overview of school buildings in Brazilian recent history, in which it is possible to observe the relationship between architecture and educational proposals. It also presents an analysis of three case studies that have relevant characteristics of the relationship between education and architectural space. Finally, the general guidelines are presented in order to subsidize the architectural project to be developed in the next step in the TA060 disciplinept_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEnsino profissionalpt_BR
dc.subjectEdifícios escolarespt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.titleCentro de educação profissional em Piraquara.pt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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