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dc.contributor.advisorDal Molin Filho, Rafael Germano, 1983-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.creatorSchermer, Nicoly Lorranapt_BR
dc.date.accessioned2023-08-31T15:42:35Z
dc.date.available2023-08-31T15:42:35Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/84209
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Rafael Germano Dal Molin Filhopt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus de Jandaia do Sul, Curso de Graduação em Engenharia de Produção.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O e-commerce tem se tornado um importante canal de comercialização de bens e serviços. Associado a ele, tem-se o marketing uma importante ferramenta para o seu desenvolvimento, que é dinâmico, rápido, sendo totalmente impactado pelo contexto digital. A empresa em estudo, pertence ao cenário digital, haja vista que a comercialização dos seus produtos é realizada totalmente pelo e-commerce, que é influenciado pelos anúncios veiculados em mídias pagas. A performance dos anúncios é um fator determinante para o desenvolvimento do negócio, sendo capaz de influenciar e persuadir os até a conversão final de compra. Existe uma grande demanda de gestão de conteúdo, o qual é gerido por uma equipe relativamente pequena. Este trabalho tem como objetivo propor um modelo de gerenciamento ágil de conteúdo digital. De modo específico, foi analisado o desempenho dos anúncios em mídias, para a implementação de metodologias ágeis para auxílio à gestão. Dessa forma, a análise ocorreu por meio dos KPI'S: taxa de clique (CTR), custo por clique (CPC), custo por mil (CPM), retorno sob o investimento (ROI) e receita, pré implementação das ferramentas Scrum, Lean, Kanban e Design Thinking e pós implementação delas. As etapas do método foram regidas pelo Framework Scrum, sendo: 1º Sprint: caracterização dos projetos de conteúdos e análise do cenário atual de performance, 2º Sprint: implementação do Kanban, e Design Thinking em projetos de conteúdo, 3º Sprint: validação dos conteúdos aplicando MVP, 4º Sprint: distribuição dos anúncios, seguido pela coleta das métricas atual de performance e tratamento dos dados, 5º Sprint: aplicação do questionário para garantia do feedback, descrição dos resultados e comparativo pré e pós implementação do ágil. Os resultados mostraram um aumento médio na razão entre a receita e os investimentos, em R$ 1.105,57 e R$ 494,30 (diminuição de investimento) respectivamente, totalizando um aumento de R$ 2,55 no ROI, possibilitando uma gestão mais eficiente e ágil da operação de vendas.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMarketing na internetpt_BR
dc.titleMetodologias ágeis aplicadas na gestão de conteúdo digital em uma empresa de acessórios de cozinhapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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