Plágio acadêmico : a compreensão dos alunos dos cursos de graduação do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Paraná
Resumo
Resumo : O plágio acadêmico consiste no ato de apresentar o conhecimento produzido por um terceiro como se fosse de sua autoria e sem citar a fonte. Discorre sobre a compreensão dos alunos dos cursos de graduação do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Paraná sobre plágio acadêmico. Objetivou investigar a compreensão desses estudantes sobre o plágio acadêmico. De forma específica buscou identificar o que os estudantes do setor consideram plágio acadêmico; verificar se os estudantes conhecem os diferentes tipos de plágio; reconhecer quais as implicações do plágio acadêmico sob o ponto de vista dos estudantes. Desenvolve uma pesquisa caracterizada como exploratória quali-quanti. Foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o tema nas bases de dados Brapci e Scielo para a escrita da revisão de literatura. O instrumento de pesquisa foi um questionário com 22 questões objetivas e de escala Likert. A partir das respostas concluiu-se que os estudantes compreendem a definição de plágio acadêmico, porém a maioria não sabe os tipos de plágios. Sobre o entendimento das implicações a maioria não sabe, mas consideraram as aplicações de processos judiciais e administrativos como as principais. Recomenda-se que as universidades discutam melhor esse tema com os alunos através de palestras, eventos e com a elaboração de normas institucionais para evitar o uso de plágio. Assim como, melhorar a divulgação dos manuais de normalização e quais são as implicações para quem comente plágio acadêmico.
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