Registros da trajetória e desafios da turma Guará : formação de educadores/as do campo
Resumo
Resumo: O presente trabalho faz referência ao Registro da Trajetória formativa da Turma Guará no curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza, Setor Litoral-Universidade Federal do Paraná. Os Educandos/as são oriundos do campo, quilombo, ilhas e municípios do litoral do Paraná, que frequentaram as aulas na organização pedagógica da Alternância e Itinerância, dentro desta organização vivenciamos dois tempos: Universidade e o Tempo Comunidade o que propiciou para que a turma se mantivesse no curso, já que o mesmo ocorria nos finais de semana. Esse Trabalho registrou de forma parcial a caminhada do processo formativo da turma Guará do curso de Licenciatura em Educação do Campo, com a intenção de relevar a realidade dos acadêmicos/as assim como os desafios e dificuldades enfrentadas para concluir a formação dentre eles: reconhecimento de identidade, deslocamento e condições precárias para buscar o conhecimento. Perpassando por uma breve História de luta por Educação do Campo no Paraná, assim como apresentamos a construção do curso de Licenciatura em Educação do Campo na UFPR. Neste trabalho também consta o relato/depoimento da educanda Vanessa da Veiga como registro das vivências e a luta pela permanência na universidade antes e durante a formação.