A pedagogia da itinerância e da alternância na licenciatura em educação do campo – ciências da natureza na UFPR Litoral
Resumo
Resumo : A pesquisa apresenta a experiência da Pedagogia da Itinerância e da Alternância na Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza da UFPR- Setor Litoral especificamente na turma Guará que teve seu início em 2015. A metodologia utilizada foi através da análise questionários semi-abertos respondidos pelos discentes do último período do curso. Como resultados percebeu-se que 90% dos entrevistados concordam plenamente que vivenciaram as Pedagogias da Itinerância e Alternância, 10% relataram que concordavam e não houve nenhuma discordância nesses quesitos. Os desafios enfrentados pelas Pedagogias mais frequentes foram às questões financeiras, transporte, distância dos familiares. As principais contribuições mencionadas da Pedagogia da Itinerância foram conhecer as diferenças e as semelhanças das realidades das comunidades do campo e das águas. Quanto à experiência da Pedagogia da Alternância destacou-se que as aulas concentradas nos finais de semana possibilitaram a permanência de estudantes trabalhadores, também a promoveu a integração dos conhecimentos científicos com as comunidades.