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    Recursos pedagógicos na educação musical com crianças e adolescentes com perda auditiva em contexto escolar inclusivo

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    R - D - VINICIUS RODRIGO KLOS.pdf (3.456Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Klos, Vinicius Rodrigo
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral estudar os recursos pedagógicos para a educação musical de estudantes com perda auditiva em contexto educacional inclusivo. Especificamente, tem como objetivos: a) mapear os recursos pedagógicos que podem ser utilizados por professores de Música, com estudantes do Ensino Fundamental, com perda auditiva em contexto educacional inclusivo; b) estudar a proposta da unidade temática de música no ensino fundamental, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2018); c) apresentar um material a ser consultado por professores para o trabalho na área de educação musical inclusiva. No contexto da educação musical inclusiva, estudos apontam a necessidade do professor de música, em selecionar recursos pedagógicos que sejam adequados e/ou adaptados para que os estudantes com perda auditiva tenham acessibilidade ao conhecimento musical (Finck, 2009; Louro, 2015; Oliveira, 2016; Schambeck, 2016; Paula e Pederiva, 2018). Os recursos pedagógicos, segundo os autores (Reganhan, 2006; Queiroz, 2011; Medina e Bracciali, 2011; Fiorini e Manzini, 2017; Mantoan e Lanuti, 2021), devem construir saberes contextualizados com o universo particular de cada indivíduo. Em relação ao método, optou-se pela revisão de escopo que possibilitou mapear a literatura relevante no campo de interesse. Foram incluídos catorze trabalhos, observando-se que os recursos pedagógicos são apresentados em conjunto às estratégias e metodologias de ensino, podendo dificultar a localização dos recursos presentes nos trabalhos em caso de interesse de pesquisadores e professores. A apresentação da extração de dados relativa aos recursos pedagógicos, foi organizada e pensada por compatibilidades sensoriais, sendo possível comparar os recursos por proximidades sensoriais, em três grupos: recursos visuais, recursos auditivos e recursos vibrotáteis. Futuros estudos podem concentrar esforços para entender a realidade inclusiva educacional sobre esse tema, sendo necessários trabalhos de pesquisa de campo que identifiquem quais recursos pedagógicos estão efetivamente sendo usados por professores no processo de ensino e aprendizagem de música no contexto inclusivo.
     
    Abstract: This research aims to study the pedagogical resources for music education of students with hearing loss in inclusive educational contexts. Specifically, the objectives are: a) to map the pedagogical resources that can be used by music teachers with elementary school students with hearing loss in inclusive educational contexts; b) to study the proposal of the music thematic unit in the National Common Curricular Base (BNCC) for elementary education (Brazil, 2018); c) to present a material for teachers to consult for their work in inclusive music education. In the context of inclusive music education, studies indicate the need for music teachers to select pedagogical resources that are appropriate and/or adapted so that students with hearing loss can access musical knowledge (Finck, 2009; Louro, 2015; Oliveira, 2016; Schambeck, 2016; Paula & Pederiva, 2018). According to the authors (Reganhan, 2006; Queiroz, 2011; Medina & Bracciali, 2011; Fiorini & Manzini, 2017; Mantoan & Lanuti, 2021), pedagogical resources should build contextualized knowledge with the particular universe of each individual. Regarding the method, a scope review was chosen, which made it possible to map relevant literature in the field of interest. Fourteen studies were included, and it was observed that pedagogical resources are presented together with teaching strategies and methodologies, which may hinder the location of resources in case of interest by researchers and teachers. The presentation of the data extraction regarding pedagogical resources was organized and thought out according to sensory compatibilities, making it possible to compare resources by sensory proximity in three groups: visual resources, auditory resources, and vibrotactile resources. Future studies can focus on understanding the inclusive educational reality on this topic, with the need for field research to identify which pedagogical resources are actually being used by teachers in the process of teaching and learning music in inclusive contexts.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/83898
    Collections
    • Dissertações [201]

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