Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLüders, Valéria, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.creatorLanna, Clara dept_BR
dc.date.accessioned2023-07-28T22:33:55Z
dc.date.available2023-07-28T22:33:55Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/83585
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Valéria Lüderspt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 10/04/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 124-132pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa, intitulada "O papel do regente para inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos espaços de prática e aprendizagem do canto coral: Uma Revisão de Escopo" tem como objetivo geral investigar aspectos da atuação de regentes no trabalho com pessoas com TEA em contexto do canto coral. a) Identificar as especificidades da pessoa com TEA em contexto de canto coral; b) Caracterizar a relação regente/coralista em rotina de ensaios e apresentações/exposições públicas a partir da Revisão de Escopo; c) Descrever a metodologia da Revisão de Escopo utilizada nesta pesquisa em Música. Em relação ao método, optou-se pela Revisão de Escopo (RE) que possibilitou mapear a literatura relevante no campo de interesse a partir da base Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR) Checklist, um checklist que compreende vinte e dois itens, compreendendo cinco etapas de execução. Esta pesquisa aborda o contexto histórico do TEA, iniciando na década de 1940, na qual era tratado como uma doença conforme estudos de Donvan e Zucker (2016), avançando a sua compreensão com Kanner (1943, 1949); Asperger (1944); Rimland (1964); Bettelheim (1967); Wing (1991) e Grandin (2013). Atualmente há um entendimento mais amplo sobre o contexto histórico, teorias explicativas e o desenvolvimento de pesquisas mais aprofundadas sobre o tema, em contexto inclusivo. Este trabalho abordou o canto coral, considerando este, um contexto de ensino e aprendizagem (Figueiredo, S. L., 1990; Neto & Amato, 2007; Fucci Amato, 2008; Oliveira, 2012; Gois, 2015; Castiglioni, 2016; Goés, 2017; Bornholdt, 2019; Gois, 2020), no qual há uma pessoa responsável (regente), que vem, a partir de suas habilidades, competências e atitudes (Le Boterf, 2003; Fleury e Fleury, 2004; Fucci Amato, 2008; Chiavenato, 2008), gerir de maneira a alterar o meio propiciando um ambiente inclusivo de ensino/aprendizagem que contemplem também pessoas com TEA. Neste estudo, o canto coral é considerado um recurso de ensino e inclusão (Ribeiro, 1987; Fucci Amato, 2009), assim como as relações existentes neste contexto (Mathias, 2001; Pereira e Vasconcelos, 2007). Por meio de estratégias utilizadas pelo regente Coral, obtidas na Revisão de Escopo (Hourigan & Hourigan, 2009; Fong & Lee, 2012; Salvador, 2013; Eilat & Raichel, 2016; Hourigan & Hammel, 2017; Sieck, 2017; Floro, 2018; Hanson, 2020; Hogle, 2021) após a filtragem de 253 fontes nas bases de dados ERIC, SCOPUS, Web of Science e Google Scholar, obteve-se um total de 9 trabalhos que atenderam critérios de elegibilidade apresentando estratégias promotoras a inclusão de pessoas com no Transtorno do Espectro Autista em contexto inclusivo de canto coral.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present research, entitled "O papel do regente para inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos espaços de prática e aprendizagem do canto coral: Uma Revisão de Escopo" has the general objective of investigating aspects of the role of conductors in working with people with ASD in context of choral singing. a) Identify the specificities of the person with ASD in the context of choral singing; b) Characterize the relationship between conductor/chorist in routine rehearsals and presentations/public exhibitions based on the Scoping Review; c) Describe the Scope Review methodology used in this Music research. Regarding the method, the Scoping Review (SR) was chosen, which made it possible to map the relevant literature in the field of interest from the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR) Checklist base, a checklist comprising twenty-two items and comprising five execution steps. This research addresses the historical context of ASD, starting in the 1940s, in which it was treated as a disease according to studies by Donvan and Zucker (2016), advancing its understanding with Kanner (1943, 1949); Asperger's (1944); Rimland (1964); Bettelheim (1967); Wing (1991); and Grandin (2013). Today, there is a more profound understanding of the historical context, explanatory theories, and the development of more in-depth research on the subject in an inclusive context. This work addressed choral singing, considering it a teaching and learning context (Figueiredo, S. L., 1990; Neto & Amato, 2007; Fucci Amato, 2008; Oliveira, 2012; Gois, 2015; Castiglioni, 2016; Goés, 2017; Bornholdt, 2019; Gois, 2020), in which there is a responsible person (regent), who comes from their skills, competencies and attitudes (Le Boterf, 2003; Fleury and Fleury, 2004; Fucci Amato, 2008; Chiavenato, 2008), managing in such a way as to change the environment, providing an inclusive teaching/learning environment that also includes people with ASD. In this study, choral singing is considered a teaching and inclusion resource (Ribeiro, 1987; Fucci Amato, 2009), as are the existing relationships in this context (Mathias, 2001; Pereira and Vasconcelos, 2007). Through strategies used by the choral conductor, obtained in the Scoping Review (Hourigan & Hourigan, 2009; Fong & Lee, 2012; Salvador, 2013; Eilat & Raichel, 2016; Hourigan & Hammel, 2017; Sieck, 2017; Floro, 2018 ; Hanson, 2020; Hogle, 2021), after filtering 253 sources in the ERIC, SCOPUS, Web of Science and Google Scholar databases, a total of 9 works were obtained that met the eligibility criteria, presenting strategies that promote the inclusion of people with Autistic Spectrum Disorder in an inclusive context of choral singing.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectMúsica - Instrução e estudopt_BR
dc.subjectCanto coralpt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectTranstornos do espectro autistapt_BR
dc.subjectRegentes (Música)pt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.titleO papel do regente de coro para inclusão das pessoas com transtorno do espectro autista nos espaços de prática e aprendizagem do canto coral : uma revisão de escopopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples