Turboalimentação de motores à combustão interna
Resumo
Resumo : Este estudo foi elaborado com o intuito de reunir os principais desenvolvimentos de sistemas de turboalimentação e suas aplicações. Com legislações cada vez mais severas no que diz respeito a emissões e com a concorrência entre montadoras cada vez mais acirrada, é necessário o emprego de inovações tecnológicas para tornar propulsores cada vez menores e mais eficientes, padronizados e a custos mais acessíveis. Buscou-se abordar os principais sistemas existentes no mercado, o seu funcionamento e suas aplicações, bem como as suas vantagens e desvantagens comparadas a um sistema aspirado naturalmente. Neste trabalho abordaram-se inúmeras soluções para se aumentar o rendimento de um propulsor à combustão interna, desde pequenos adereços até configurações a níveis elevados. Após reunir todos os sistemas de turboalimentação, passa-se a entender que para tornar um propulsor mais potente não é necessário o seu aumento de volume por cilindro, mas sim aumentar sua vazão mássica em ar utilizando o sistema adequado para o propulsor desejado e a sua aplicação a ser pretendida. Abstract : This survey was conducted with the aim of bringing together the main developments of turbocharger and its applications. By laws becoming increasingly stringent regarding emissions, with the competition between factories increasingly strong, it is necessary to use technical innovations to make smaller engines with a better performance, standard and more affordable cost. Attempting to address the main systems on the market, its operation and its applications, as well as their advantages and disadvantages compared to a naturally aspirated system. This survey addressed a wide number of ways to raise the performance of a propellant engine, from small adjustments to the high levels of reconfiguration. After bringing together all the systems of overcharge, understanding that to make an engine more powerful it is not necessary to make it bigger per cylinder, but overcharge it using the appropriate system for the desired engine and its application to be desired.