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dc.contributor.advisorVezzani, Fabiane Machado, 1969-pt_BR
dc.contributor.otherLima, Marcelo Ricardo de, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherSilva, Valentim da, 1977-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solopt_BR
dc.creatorBastos, Selma Barbosapt_BR
dc.date.accessioned2023-10-04T19:26:39Z
dc.date.available2023-10-04T19:26:39Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/83544
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Fabiane Machado Vezzanipt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo. Defesa : Curitiba, 28/02/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Solo e Ambientept_BR
dc.description.abstractResumo: A Educação em Solos da melhor qualidade na Educação Superior é aquela que permite aos sujeitos construir conhecimento sobre solos (qualidade formal) e utilizá-lo para ações conscientes na realidade (qualidade política). Como os processos educativos sobre solos tem sido fundamentado pelo paradigma tradicional, focados na transmissão e reprodução de conteúdo, a melhor qualidade é inviabilizada. Uma alternativa à educação tradicional é a emancipatória, pois se baseia na construção do conhecimento pelos sujeitos e sua emancipação para a transformação social, aspectos que possibilitam a melhor qualidade da educação. Diante disso, o objetivo geral da tese é investigar a qualidade da Educação em Solos na Educação Superior desenvolvida por procedimentos educativos orientados por princípios emancipatórios. Assim, apresentamos a Metodologia Alternativa de Casos-Problema ou Alternative Methodology of Problem-Cases (AMPC), proposta para subsidiar a implementação de princípios emancipatórios em um contexto de disciplinas; uma proposta de procedimentos educativos orientados por princípios emancipatórios para duas disciplinas relacionadas ao tema solos na Educação Superior em uma estrutura do paradigma tradicional, com o objetivo de atender a concepção da educação defendida nos documentos estratégicos de uma universidade pública brasileira e alcançar a finalidade da Educação em Solos; e a avaliação da qualidade de processos educativos sobre solos, desenvolvidos por procedimentos educativos orientados por princípios dos paradigmas tradicional e emancipatório, a fim de identificar qual paradigma possibilita uma Educação em Solos da melhor qualidade na Educação Superior. A pesquisa configurou-se como qualitativa e teve como delineamento o estudo de caso. A avaliação da qualidade formal e política ocorreu em processos educativos sobre solos, desenvolvidos nos anos de 2020 e 2021, em quatro turmas de disciplinas dos cursos de Agronomia e Licenciaturas em Geografia e Ciências Biológicas de uma Universidade pública brasileira, na modalidade Ensino Remoto. Para avaliar a qualidade formal, foi feita a Análise Documental dos Planos de Ensino e as atividades das disciplinas. Já para a qualidade política, narrativas da experiência dos estudantes foram coletadas e submetidas à Análise de Conteúdo. A AMPC subsidiou a implementação dos princípios emancipatórios e sua eficiência para a aprendizagem sobre o solo está em colocar os sujeitos em desafios que proporcionem o desenvolvimento do pensamento relacional, complexo e crítico, aplicar a situações da vida profissional, confrontar e ressignificar conhecimento e saberes, construir soluções e planejar cenários futuros com a prática de resolver casos-problema. A proposta de procedimentos educativos orientados por princípios emancipatórios atendeu mais à concepção de educação crítica defendida nos documentos estratégicos da Universidade envolvida na pesquisa do que os procedimentos educativos sobre solos com princípios tradicionais elaborados e utilizados pelos professores, uma vez que a proposta considerou o protagonismo do estudante, a constituição de sua autonomia, o conhecimento como relacional, a pesquisa como princípio educativo, a interculturalidade e a e avaliação processual e contínua. Já, os procedimentos com princípios tradicionais consideraram os estudantes como objetos passivos, o conhecimento foi tido como fragmentado e sua abordagem foi feita de forma autoritária, desconsideraram os saberes dos estudantes e a avaliação foi quantitativa. A qualidade da educação foi melhor nas turmas com princípios emancipatórios, porque a intencionalidade educativa e formativa foi a construção do conhecimento e emancipação do sujeito para a transformação social, aspectos que corroboraram com os objetivos da qualidade formal e da qualidade política da educação. Ressaltamos que a qualidade da Educação em Solos deve ser entendida pelos professores como algo a ser sempre melhorada. Nesse sentido, além de bases teóricas e metodológicas que proporcionem um processo educativo da melhor qualidade, a busca sua por melhoria deve ser uma meta constante da prática docente.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Education is an essentially human process, so it can be qualified. Thus, a topquality Soil Education is one that allows subjects to build knowledge about soils (formal quality) and use it for conscious actions in reality (political quality). However, in Higher Education, the educational processes on soils have been based on the traditional paradigm, using a reproductive didactics focused on the transmission and reproduction of content, which prevents the best quality of the process. An alternative to traditional education is emancipatory, since this is based on the construction of knowledge by the subjects and their emancipation for social transformation, aspects that enable better formal and political quality of education. Therefore, the objective of this study was to evaluate the quality of educational processes on soils developed by educational procedures guided by principles of the traditional and emancipatory paradigms. The research was configured as qualitative and had the case study as an outline. The evaluation of formal and political quality took place in educational processes on soils, developed in the years 2020 and 2021, in four classes of disciplines from the Agronomy and Degrees in Geography and Biological Sciences courses at a Brazilian public university, in the Remote Teaching modality. Students from the four classes, two from each discipline, Agricultural Ecology and Environmental Management (EAGA) and Soils in Basic Education (SEB) were the research subjects, who experienced educational procedures on soils guided by traditional principles (PT), Class PT- EAGA and PT-SEB Group, and educational procedures guided by emancipatory principles (PE), PE-EAGA Group and PE-SEB Group. Data collection took place through narratives of the experience, which were written by the students individually from a written script, at the end of the disciplines. The formal quality assessment was carried out through document analysis of the Teaching Plan and the activities proposed in the four classes, in order to identify whether the process reached the formal quality objectives. To assess the political quality, the narratives of the experience were submitted to Content Analysis, aiming to identify which political transformations the educational process provoked in the students. Formal quality was better in the PEEAGA and PE-SEB classes, as five of the seven formal quality objectives were achieved, while in the PT-EAGA and PT-SEB classes, no objective was achieved. Regarding political quality, we observed political transformation in the students of the four classes. Of the six categories analyzed, three (Conceptual Aspects, Attitudinal Aspects Capacity to intervene in reality) were better in the PE-EAGA class than in the PT-EAGA class, while all categories were better in the PE-SEB class than in the PTSEB class. Thus, the quality of education was better in classes with emancipatory principles, because the educational and training intention was the construction of knowledge and emancipation of the subject for social transformation, aspects that corroborated the objectives of formal quality and political quality of education.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSolospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSolos - Qualidadept_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectCiência do Solopt_BR
dc.titleQualidade da educação em solos na educação superiorpt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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