O contexto sonoro do MST-PR : não é só música
Resumo
Resumo: A música está presente nas mais diversas comunidades do planeta, garantindo a sociabilidade entre seus membros, bem como as manifestações culturais de um povo através dos seus mitos e ritos religiosos (COELHO, 2014). Esta pesquisa apresenta uma análise transdisciplinar sobre a música que ocorre dentro do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), um importante movimento social do campo. O recorte territorial para este trabalho restringe-se ao Estado do Paraná, mais especificamente em torno da Grande Curitiba e municípios próximos. A pesquisa foi realizada entre abril de 2021 e julho de 2022. Com metodologia pautada na etnomusicologia dialógica (PITRE-VÁSQUEZ, 2018), foram utilizadas abordagens de cunho etnográfico (MALINOWSKI, 1978), aliadas a pesquisa participativa e relatos de experiência (ANGROSINO, 2009), estabelecendo um olhar transdisciplinar para o contexto, os lugares e as atividades culturais vivenciadas. Dessa forma, a pesquisa visou analisar a produção musical do MST/PR, suas funções e objetivos, assim como seu engajamento na militância e nas ações de solidariedade. Apoiado nisso, foi possível realizar a coleta de informações a respeito das práticas culturais e musicais de forma participativa nas ações do Movimento. Abstract: Music is present in the most diverse communities, ensuring sociability among its members, as well as the cultural manifestations of a people and their religious rites (COELHO, 2014). This research presents a transdisciplinary analysis of the music that occurs within the Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), an important social movement in the countryside, whose territorial scope for this work is restricted to the State of Paraná, more specifically around the Greater Curitiba and nearby municipalities. The research was carried out between April 2021 and July 2022. With a methodology based on dialogic ethnomusicology (PITRE-VÁSQUEZ, 2018), ethnographic approaches were used (MALINOWSKI, 1978), combined with participatory research and reports of experience (ANGROSINO, 2009), establishing a transdisciplinary look at the context, places and cultural activities experienced. In this way, the research aimed to analyze the musical production of the MST/PR, its functions and objectives, as well as its engagement in militancy and solidarity actions. Based on this, it was possible to collect information about cultural and musical practices in a participatory way in the Movement's actions. Resumen: La música está presente en las más diversas comunidades, asegurando la sociabilidad entre sus miembros, así como las manifestaciones culturales de un pueblo y sus ritos religiosos (COELHO, 2014). Esta investigación presenta un análisis transdisciplinario de la música que ocurre dentro del Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), un importante movimiento social en el campo, cuyo ámbito territorial para este trabajo se limita al Estado de Paraná, más específicamente alrededor de la Gran Curitiba y municipios cercanos. La investigación se realizó entre abril de 2021 y julio de 2022. Con una metodología basada en la etnomusicología dialógica (PITRE-VÁSQUEZ, 2018), se usaron enfoques etnográficos (MALINOWSKI, 1978), asociados con investigación participativa e informes de experiencias (ANGROSINO, 2009), estableciendo una mirada transdisciplinar sobre el contexto, los lugares y las actividades culturales vividas. De esta forma, la investigación tuvo como objetivo analizar la producción musical del MST/PR, sus funciones y objetivos, así como su participación en acciones de militancia y solidaridad. A partir de ello, fue posible recolectar informaciones sobre prácticas culturales y musicales de manera participativa en las acciones del Movimiento.
Collections
- Dissertações [200]