O uso excessivo das tecnologias digitais como agente causador do estresse digital : um estudo exploratório
Resumo
Resumo : Este estudo aborda os impactos do estresse digital decorrentes da dependência tecnológica causada pelo uso excessivo e indiscriminado de tecnologias digitais entre os estudantes de graduação do setor de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Paraná. O objetivo é observar as consequências nas relações sociais e comportamentais, bem como na saúde física e mental dos estudantes. O estudo identifica as fontes de estresse digital e analisa as implicações organizacionais e pessoais resultantes do uso excessivo de tecnologias digitais. Um dos principais focos é alertar a sociedade sobre os riscos da dependência tecnológica e expor os impactos negativos resultantes do uso indiscriminado dessas tecnologias. A pesquisa se baseia em referências da literatura, realizando uma revisão bibliográfica abrangente sobre o estresse digital, explorando conceitos, tipos, sintomas, fatores causadores e consequências. Além disso, são utilizadas técnicas estatísticas para medir e quantificar as variáveis em estudo. O levantamento bibliográfico é realizado para embasar a pesquisa, e a coleta de dados é feita por meio de uma survey, visando extrair as percepções dos participantes sobre o uso das tecnologias digitais e o estresse digital. Para a análise dos dados, é utilizado o software estatístico SPSS®, permitindo uma abordagem quantitativa para identificar padrões e tendências. Por fim, o estudo apresenta análises e inferências dos resultados coletados da amostra, oferecendo insights relevantes sobre a problemática do estresse digital resultante do uso excessivo de tecnologias digitais entre esses estudantes universitários. Busca-se responder o seguinte problema de pesquisa: Quais são os principais fatores de estresse digital relacionados à frequência de uso das tecnologias digitais? O estudo examina a relação entre a frequência de uso das tecnologias digitais e os fatores que desencadeiam o estresse digital, fornecendo uma compreensão mais aprofundada dos elementos-chave desse fenômeno. Abstract: This study addresses the impacts of digital stress arising from technology dependence caused by excessive and indiscriminate use of digital technologies among undergraduate students in the Applied Social Sciences sector of the Federal University of Paraná. The aim is to observe the consequences on social and behavioral relationships, as well as on students' physical and mental health. The study identifies the sources of digital stress and analyzes the organizational and personal implications resulting from the excessive use of digital technologies. One of the main focuses is to alert society about the risks of technology addiction and expose the negative impacts resulting from the indiscriminate use of these technologies. The research is based on literature references, conducting a comprehensive literature review on digital stress, exploring concepts, types, symptoms, causative factors, and consequences. In addition, statistical techniques are used to measure and quantify the variables under study. A literature survey is conducted to support the research, and data collection is done through a survey, aiming to extract the participants' perceptions about the use of digital technologies and digital stress. For data analysis, SPSS® statistical software is used, allowing a quantitative approach to identify patterns and trends. Finally, the study presents analyses and inferences of the results collected from the sample, offering relevant insights into the problem of digital stress resulting from the excessive use of digital technologies among these college students. It seeks to answer the following research problem: What are the main factors of digital stress related to the frequency of use of digital technologies? The study examines the relationship between the frequency of digital technology use and the factors that trigger digital stress, providing a deeper understanding of the key elements of this phenomenon.
Collections
- Gestão da Informação [558]