A ambientalização curricular em um curso de licenciatura em ciências biológicas : experiências dos professores sob a perspectiva do mundo mais-que-humano
Resumo
Resumo: Na Educação Superior, a ambientalização curricular é a garantia de que as questões socioambientais sejam minimamente apresentadas e discutidas durante a formação do profissional. Ela compreende-se como uma transformação social, que envolve o ensino, a pesquisa, a extensão e a gestão universitária. Dessa forma, foi tomado como referencial teórico-metodológico de Timothy Ingold, que nos remete diretamente a forma pela qual os seres humanos aprendem no~com~para o mundo, isto é, como as experiências são inerentes ao ser humano, a ponto de não haver separação entre o ser~estar no mundo ou separação entre as vivências sentidas e refletidas pelo corpo~mente. O objetivo geral deste trabalho foi investigar a ambientalização curricular na perspectiva do mundo mais-que-humano por meio de experiências vivenciadas por professores de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. A investigação foi desenvolvida na Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina com o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, na qual se fez uma análise do Projeto Pedagógico Curricular e das ementas das disciplinas do curso, com a finalidade de identificar quais disciplinas poderiam ser classificadas como ambientalizadas. Após a análise, percebeu-se que 21 disciplinas eram condizentes com a ambientalização curricular estabelecidas pelas 10 características de Oliveira Junior et al. (2003) e uma característica elaborada pelos autores desta pesquisa. Os docentes responsáveis pelas disciplinas foram convidados a participar de uma entrevista, que ocorreu entre os meses de agosto e setembro de 2022. Apenas seis docentes aceitaram participar e as entrevistas foram realizadas por meio de um walking ethnography dentro da UFPR- Setor Palotina, as quais resultaram em seis narrativas. A análise dos dados foi realizada em três momentos: o primeiro momento ocorreu a partir da análise individual das narrativas e da formulação de unidades de sentido; o segundo momento ocorreu à medida que o pesquisador explicitou suas compreensões sobre cada unidade de sentido e o terceiro momento foi denominado de categorização. Por meio da análise das seis narrativas de cada docente, emergiram três categorias intituladas de: i) Postura cotidiana, em que os professores trouxeram contextos que se relacionavam com valores estéticos, éticos e políticos em relação ao meio ambiente; ii) Memórias, na qual as vivências na natureza durante a infância ou durante a trajetória de vida marcaram as relações que os professores possuíam com o mundo e iii) Relação pessoal e profissional, que emergiu da indissociação entre a vida pessoal e a vida profissional dos participantes. Compreendeu-se o quanto fica a cargo do professor abordar as temáticas ambientais de forma que propiciem reflexões e vivências para além do antropocentrismo. As discussões suscitadas no estudo demonstram a importância de abordar as temáticas ambientais na Educação Superior alinhadas às epistemologias ecológicas (proposta por Isabel Carvalho e Carlos Steil). Abstract: In Higher Education, curricular environmentalization is the guarantee that socio-environmental issues are minimally presented and discussed during professional training. It is understood as a social transformation, which involves teaching, research, extension and university management. In this way, Timothy Ingold's theoretical-methodological framework was taken as a basis, which directly refers to the way in which human beings learn in~with~to world, that is, how experiences are inherent to human beings, to the point that there is no separation between the being in the world or separation between the experiences felt and reflected by the body~mind. The objective of this work was to investigate curricular environmentalization in the perspective of the more-than-human world through experiences lived by teachers of a Licentiate in Biological Sciences course. The investigation was carried out at the Federal University of Paraná - Setor Palotina with the Licentiate in Biological Sciences course, in which an analysis of the Curriculum Pedagogical Project and the syllabi of the course disciplines was carried out, with the purpose of identifying which disciplines could be classified as environmentalized. After the analysis, it was noticed that 21 disciplines were consistent with the curricular environmentalization established by the 10 characteristics of Oliveira Junior et al. (2003) and a characteristic elaborated by the authors of this research. The professors responsible for the disciplines were invited to participate in an interview, which took place between August and September 2022. Only six professors agreed to participate and the interviews were carried out through a walking ethnography within the UFPR - Setor Palotina, which resulted in six narratives, that is, the experiences lived during the walking ethnography were described in the form of narratives. Data analysis consisted of three moments: the first moment occurred from the individual analysis of the narratives and the formulation of units of meaning; the second moment occurred as the researcher explained his understandings about each unit of meaning and the third moment was called categorization. Through the analysis of the six narratives of each teacher interviewed, three categories emerged: i) Everyday posture, in which teachers brought contexts that were related to aesthetic, ethical and political values in relation to the environment; ii) Memories, in which experiences in nature during childhood or throughout life marked the relationships that teachers had with the world and iii) Personal and professional relationships, which emerged from the indissociation between personal and professional lives of teachers participants. It was understood how much it is up to the teacher who teaches to approach environmental themes in a way that makes their students reflect beyond anthropocentrism. The discussions raised in the study demonstrate the importance of addressing environmental issues in Higher Education aligned with ecological epistemologies (proposed by Isabel Carvalho and Carlos Steil).
Collections
- Dissertações [17]