Maretórios etnoeducacionais da pesca artesanal : enredando diálogos entre a educação ambiental marinho-costeira e a perspectiva da oceanografia socioambiental
Resumo
Resumo: A criação, implantação e gestão de Unidades de Conservação (UC) afetam diretamente grupos tradicionais cujos territórios são sobrepostos por seu estabelecimento. Ações de Educação Ambiental (EA) na gestão das UC são previstas pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), e as propostas de EA em Unidades de Conservação Marinho-Costeiras (UC-MC) envolvem e interagem diretamente com maretórios de povos e comunidades tradicionais e seus sujeitos. Assim, sob o contexto desta pesquisa, é a Educação Ambiental Marinho-Costeira (EAMC) que traz para o campo da EA as reflexões sobre as relações entre sociedades e ambientes marinho-costeiros. Este estudo teve como objetivo articular a EAMC no contexto de maretórios sobrepostos por unidades de conservação na região sul do Brasil à luz das perspectivas da Oceanografia Socioambiental e da Etnoeducação. Este trabalho foi elaborado a partir da pesquisa documental sobre EAMC no Brasil e revisão bibliográfica, articulando os campos da Oceanografia Socioambiental, Educação Ambiental e Etnoeducação, e meu repertório de vivências. Notou-se que a EAMC brasileira tem sido pautada, sobretudo, por abordagens Conservacionistas e Pragmáticas, isso quando a ela não é relegado um lugar de solução fácil a problemas complexos e presença apenas nas palavras-chave dos artigos. A análise de produções relacionadas à EAMC em UCMC no sul do Brasil pretendeu identificar se tais propostas estão no caminho de uma EA voltada para maretórios etnoeducacionais da pesca artesanal, a partir de uma ferramenta analítica elaborada neste estudo. Teço minha discussão na intenção de apontar caminhos e refletir sobre potencialidades da EAMC que se coloca desde e com os saberes tradicionais, abordando a Educação enquanto um componente fundamental. O campo da Oceanografia Socioambiental contribui para a elaboração de uma EAMC que repensa as propostas que envolvem e afetam povos e comunidades tradicionais costeiros, a formação de seus maretórios e seus saberes, com um posicionamento político em defesa da justiça social, epistemológica e cognitiva, desde que considere suas experiências, realidades e demandas. Abstract: The creation, implementation and management of Conservation Units (Unidades de Conservação - UC) directly affect traditional groups whose territories are overlapped by their establishment. Environmental Education (Educação Ambiental - EA) actions in the management of UC are foreseen by the National System of Nature Conservation Units (Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza - SNUC), and EA proposals in Marine-Coastal Conservation Units (Unidades de Conservação Marinho-Costeiras - UC-MC) involve and interact directly with maretories of traditional peoples and communities and their subjects. Thus, under the context of this research, it is the Marine-Coastal Environmental Education (Educação Ambiental Marinho-Costeira - EAMC) that brings to the field of EA the reflections on the relations between societies and the marine-coastal environments. This study aimed to articulate the EAMC in the context of maretoriums superimposed by conservation units in the southern region of Brazil in the light of the perspectives of Socio-environmental Oceanography and ethnoeducation. This work was elaborated from the documentary research on EAMC in Brazil and bibliographic review, articulating the fields of Socio-Environmental Oceanography, Environmental Education and Ethnoeducation, and my repertoire of experiences. It was noted that the EAMC produced in Brazil has been guided, above all, by Conservationist and Pragmatic approaches, when they do not relegate to it a place of easy solution to complex problems and presence only in the keywords of the articles. The analysis of productions related to EAMC in UC-MC in southern Brazil aimed to identify whether such proposals are in the way of an EA focused on ethnoeducational maretories of artisanal fisheries, based on an analytical tool elaborated in this study. I elaborate my discussion with the intention of pointing out ways and reflecting on the potential of the EAMC that arises from and with traditional knowledge, approaching Education as a fundamental component. The field of Socio-Environmental Oceanography contributes to the elaboration of an EAMC that rethinks the proposals that involve and affect traditional coastal people and communities, the formation of their maretories and their knowledge, with a political position in defense of social, epistemological and cognitive justice, as long as it considers their experiences, realities and demands.
Collections
- Dissertações [79]