Movimento-som : interações criativas entre música e dança em performances de improvisação livre
Resumo
Resumo: A presente pesquisa visa investigar e analisar interações criativas entre música e dança em performances de improvisação livre. Foram explorados processos criativos em performances de improvisação livre com música e dança por meio de entrevistas semiestruturadas envolvendo músicos e dançarinos que desenvolvem pesquisas artísticas sistemáticas na área de improvisação livre, e de diversos laboratórios de experimentação artística realizados em dois contextos distintos - presencial e on-line -, organizados em função da exploração dos diferentes níveis de interação entre gestualidade corporal e musical propostos pelo musicólogo Marc Leman. Foram realizadas análises aplicadas dos resultados obtidos nas entrevistas e laboratórios, tendo por base a coleção de registros audiovisuais dos mesmos, bem como os relatos de experiência dos seus participantes. Tais análises foram estruturadas multidisciplinarmente, em perspectiva da literatura, em diferentes frentes: no campo específico da improvisação livre, a partir das pesquisas do guitarrista Derek Bailey; no campo da dança, a partir das pesquisas do dançarino e coreógrafo Rudolf Laban; no campo da cognição musical corporificada, a partir das pesquisas do musicólogo Marc Leman; no campo da percepção musical, a partir das pesquisas de Egil Haga. Abstract: The present research aims to investigate and analyze creative interactions between music and dance in free improvisation performances. Creative processes in free improvisation performances with music and dance were explored through semi-structured interviews involving musicians and dancers who develop systematic artistic research in the area of free improvisation and through several laboratories of artistic experimentation carried out in different contexts - in person and online -, and organized according to the exploration of the different levels of interaction between body and musical gestures, proposed by musicologist Marc Leman. Applied analysis of the results obtained in such interviews and laboratories was carried out, based on the collection of their audiovisual records, as well as on the experience reports of their participants. Such analysis was structured in a multidisciplinary manner, from the perspective of literature, on different aspects: in the specific field of free improvisation, based on the research of guitarist Derek Bailey; in the field of dance, based on the research of dancer and choreographer Rudolf Laban; in the field of embodied musical cognition, based on the research of musicologist Marc Leman; in the field of musical perception, based on research by Egil Haga.
Collections
- Dissertações [201]