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dc.contributor.advisorParisoto, Mara Fernanda, 1985-pt_BR
dc.contributor.otherZanquetta, Maria Emilia Melo Tamaninipt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativaspt_BR
dc.creatorMouro, Karianny Aparecida Gerotto Delpt_BR
dc.date.accessioned2023-06-06T17:52:55Z
dc.date.available2023-06-06T17:52:55Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/83019
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Mara Fernanda Parisotopt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Profa. Dra. Maria Emilia Melo Tamanini Zanquettapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas. Defesa : Palotina, 03/04/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 107-115pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A inclusão é um tema que vem sendo discutido há anos, pois pesquisadores têm apresentado métodos para uma formação com mais equidade. Assim, quando se apresenta a educação do surdo, caminha-se vagarosamente no âmbito educacional do ensino superior, especialmente, em relação às licenciaturas de química, física e matemática. A presente pesquisa tem como objetivo identificar os motivos que ocasionaram o ingresso, curso e conclusão dos surdos nas licenciaturas de química, matemática e física. O método utilizado nesta pesquisa é empírico, de caráter exploratório, utilizando o estudo de caso, e a ferramenta de entrevista semiestruturada. Os sujeitos entrevistados são dois surdos que já se formaram nos cursos supracitados e outros dois que estão cursando, com um total de quatro surdos entrevistados. A metodologia Narrativa utilizou as respostas obtidas de forma holística, dessa maneira, posteriormente, produziu-se o texto definido a priori do objetivo proposto pela pesquisa. Foi realizada revisão bibliográfica sistemática que apresentou uma defasagem em relação a esse tema. Essa revisão foi executada nas plataformas Capes periódicos e Scielo. Como aporte teórico, foram apresentadas as teorias Lev Vygotsky sociointeracionista e a aprendizagem significativa de David Ausubel, tais teorias apresentam caminhos que podem auxiliar uma educação mais inclusiva em relação à educação do surdo. As entrevistas foram executadas no mês de agosto de 2022 com os quatro participantes. Na intenção de contrastar diferentes conotações epistêmicas assumidas pelos entrevistados, a produção científica desse trabalho amplia-se para um conjunto de pesquisas científicas, mas também serve de aporte para uma mudança de circunstâncias sociais. Ou seja, seus valores e crenças sociais foram formados no decorrer de suas formações. Sendo que as experiências de cada entrevistado é única, mas quando analisadas em conjunto apresentam similitudes, trazendo à luz problemas como falta de professores capacitados no processo ensino-aprendizado da educação bilíngue deste na formação básica e/ou a negligência das Instituições de Ensino Superior na aplicabilidade das leis e/ou a demora para cumpri-las. Os entrevistados não apresentam arrependimentos de suas escolhas acadêmicas, mesmo que tiveram ou estão enfrentando dificuldades para concluir suas graduações, sendo que dois dos entrevistados já concluíram suas licenciaturas, e atuam na área da educação bilíngue de forma direta de formação, ou seja, ensinando suas matérias de formação a outros surdos e dois estão no processo de formação ainda, mas já atuam como docente na educação bilíngue, no entanto, não em suas áreas de estudos. Todos apresentam perspectivas de continuação aos estudos. Mas apresenta em seu teor a capacidade de se reinventar, na busca de ser a melhor versão de si mesmo. Com isso, a pesquisa se mostrou pertinente, assumindo um lugar importante como instrumento de pesquisa para futuros trabalhos acadêmicos, ao apresentar uma estrutura teórica convergente com as narrativas apresentadas em seu corpus. Como analisar melhorias nos currículos das licenciaturas de ciências exatas; Estudar métodos na qual a questão linguística deixe de ser uma barreira entre o ensino-aprendizado; Buscar propostas que preparem os docentes para trabalharem com a educação bilíngue.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Inclusion is a topic that has been discussed for years as researchers have presented educational methods with more equity. Thus, when education for the deaf is presented, it moves slowly in the higher education scope, especially in relation to chemistry, physics and mathematics degrees. This research aims to identify the reasons that led to the enrollment, course continuity and graduation of deaf people in chemistry, mathematics and physics degrees. The method applied in this research is empirical, and exploratory, using case study and semi-structured interviews. The subjects interviewed are two deaf people who have already graduated from the aforementioned courses and two others who are still studying, with a total of four deaf people interviewed. The narrative methodology used the obtained answers in a holistic way. Later, the text defined a priori of the aim proposed by the research was produced. A systematic bibliographical review was conducted, in which it was verified how outdated the bibliography related to this theme is. This review was carried out on the Capes periodic and Scielo platforms. As theoretical contribution, the sociointeractionist theories of Lev Vygotsky and the significant learning of David Ausubel were presented. Such theories present paths that can help towards a more inclusive education regarding the education of the deaf. The interviews were conducted in August 2022 with the four participants. Intending to contrast different epistemic connotations assumed by the participants, the scientific production of this research extends to a set of scientific research, but also serves as contribution to a change in social circumstances. That is, their values and social beliefs were shaped during their education. Considering that the experiences of each interviewee are unique, when analyzed together they present similarities, bringing to light problems such as the lack of qualified teachers and professors in the teaching-learning process of bilingual education in basic education and/or the neglect of higher education institutions in applying the laws and/or the delay in enacting them. The interviewees do not regret their academic choices, even if they were or are facing difficulties in finishing their graduations. Two of the interviewees have already completed their degrees, and work directly in the area of bilingual education, teaching the subjects of their degree to other deaf people. Two are still in the educational process, but they already work as teachers in bilingual education, however, not in their areas of study. All of them present prospects for continuing their studies. But it presents in its content the ability to reinvent oneself, in the quest to be the best version of oneself. Therefore, the research was proven to be relevant, assuming an important place as a research tool for future academic research, by presenting a convergent theoretical structure with the narratives presented in its corpus. How to analyze improvements in the curricula of exact science degrees; Study methods in which the linguistic ceases to be a barrier between teaching and learning; Seek proposals that prepare teachers and professors to work with bilingual education.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleDesafios e possibilidades na formação acadêmico/profissional de estudantes surdos em licenciaturas em química, física e matemáticapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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