Análise das capacidades cognitivas e dos conteúdos apresentados na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)
Resumo
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral verificar se as questões presentes nas provas do III nível da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica estão adequadas ao nível da capacidade cognitiva de seus participantes. Visando atingir plenamente nosso objetivo, analisamos e categorizamos as questões da prova do nível III, entre 2012 e 2022, de acordo com os conteúdos e as competências cognitivas exigidas nas questões. A escolha da prova do nível III se deve ao fato de abarcar crianças com idade e escolaridade de níveis diferentes (11 a 14 anos, 6° ao 9°ano, respectivamente). Essa pesquisa é de cunho misto (qualitativa e quantitativa) e a análise dos dados foi realizada por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (2016). A primeira dimensão de análise consistiu em uma comparação dos conteúdos das provas com o PCN (para as provas de 2012 a 2017) e a BNCC (provas de 2018 a 2022). Desta primeira análise concluímos que os conteúdos presentes na prova da OBA estão se afastando do currículo das escolas, visto que a coerência das provas com a BNCC é menor do que na época que o PCN era vigente. A segunda dimensão de análise foi realizada com base no estudo dos estádios de desenvolvimento cognitivo desenvolvidos por Piaget e colaboradores (PIAGET, 1970). Piaget propõe que o desenvolvimento cognitivo acontece por meio de quatro estádios com idades mais ou menos definidas, o autor propõe quatro estádios, entretanto nos aprofundamos nesta pesquisa nos dois últimos, a saber: operatório concreto e operatório formal. Utilizamos as habilidades cognitivas apresentadas na teoria desses dois estádios para classificar as questões. Uma das principais características que diferencia os sujeitos no operatório concreto para o formal é a capacidade de pensar abstratamente e raciocinar sobre problemas hipotéticos. As questões classificadas no estádio operatório concreto I são as mais simples, como aquelas que o estudante precisa buscar na memória a informação para resolver a questão ou questões intuitivas. Já as questões classificadas no nível operatório concreto II necessitam de raciocínio lógico e coordenação espacial um pouco mais desenvolvido. As questões classificadas no nível operatório formal são aquelas que exigem um pensamento abstrato do estudante para a elaboração da resposta. Das 157 questões investigadas, 62 foram classificadas no nível formal. Esse número é significativo, considerando que somente a partir dos 12 anos em média o indivíduo entra no estádio operatório formal. Os resultados desta pesquisa apontam para a necessidade de uma revisão da prova do III nível pelos organizadores da OBA. Abstract: This research has the general objective of verifying whether the questions present in the tests of the III level of the Brazilian Olympiad of Astronomy and Astronautics are adequate to the level of cognitive capacity of its participants. Aiming to fully achieve our goal, we analyzed and categorized the questions of the level III test, between 2012 and 2022, according to the content and cognitive skills required in the questions. The choice of the level III test is due to the fact that it encompasses children of different ages and schooling levels (11 to 14 years old, 6th to 9th grade, respectively). This study is of a qualitative nature and data analysis was performed using Bardin's Content Analysis (2016). The first dimension of analysis consisted of a comparison of the contents of the tests with the PCN (for tests from 2012 to 2017) and the BNCC (tests from 2018 to 2022). From this first analysis, we concluded that the contents present in the OBA test are moving away from the school curriculum, since the coherence of the tests with the BNCC is less than at the time when the PCN was in force. The second dimension of analysis was based on the study of cognitive development stages developed by Piaget and collaborators (PIAGET, 1970). Piaget proposes that cognitive development takes place through stages with more or less defined ages, the author proposes four stages, however we deepened in this research in the last two namely: concrete operational and formal operational. We used the cognitive skills presented in the theory of these two stages to classify the questions. One of the main characteristics that differentiates subjects from the concrete to the formal operational is the ability to think abstractly and reason about hypothetical problems. The questions classified in the concrete operational stage I are the simplest, such as those in which the student needs to search the memory for information to solve the question or intuitive questions. The questions classified in the concrete operational level II require logical reasoning and spatial coordination a little more developed. Questions classified at the formal operational level are those that require abstract thinking from the student to formulate the answer. Of the 157 questions investigated, 62 were classified at the formal level. This number is significant, considering that only after 12 years of age, on average, does an individual enter the formal operational stage. The results of this research point to the need for a review of the III level test by the OBA organizers.
Collections
- Dissertações [30]