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dc.contributor.advisorCatapan, Márcio Fontana, 1979-pt_BR
dc.contributor.otherMarques, Alessandro, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Manufaturapt_BR
dc.creatorMaciel, Higor Henrique Correapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-06T17:26:46Z
dc.date.available2023-06-06T17:26:46Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/83012
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Márcio Fontana Catapanpt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Alessandro Marquespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Manufatura. Defesa : Curitiba, 19/07/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 79-82pt_BR
dc.description.abstractResumo: A quarta revolução industrial traz tecnologias para dentro do ambiente fabril, umas delas o veículo móvel autoguiado - AGV. A sua implementação significa maior agilidade, dinamismo e organização na operação em um ambiente industrial. O presente estudo traz a implantação dessa tecnologia em uma montadora de máquinas agrícolas de grande porte na região de Curitiba, onde é proposta uma metodologia com etapas de análise, implementação e validação da tecnologia. Cada etapa é dividida em fases com suas tarefas, nas quais, possuem entradas e saídas de informações e resultados. Como premissa da pesquisa, na etapa de análise, verifica-se uma perda considerável na mão de obra devido a ociosidade do operador e de seus recursos: carrinho transportador, espaço com o layout e modelos de abastecimento. O emprego de práticas da filosofia da manufatura enxuta, levou a definição de estratégias de como reduzir essas perdas e como avaliar as operações que garantiram maior assertividade ao projeto garantindo o sucesso da etapa de implementação. Com a estruturação de um método, foi possível substituir melhorar a produtividade de um equipamento rebocador pelo veículo móvel autoguiado. Os resultados demonstram ganhos financeiros expressivos em um tempo relativamente baixo de retorno: redução de 22% nos custos da operação com um payback estimando em apenas 40 dias, além do retorno de investimento (ROI) em 720%. A operação que era configurada em 80% como perda de mão de obra e equipamento (rebocador) foi substituída pelo AGV, de maneira segura e que realiza movimentos precisos. A análise da eficiência dos modais de abastecimento permite identificar o benefício da tecnologia a nível operacional. O AGV possui uma capacidade de realizar 95 movimentações em um único turno, enquanto o rebocador e seu operador realizam apenas 35 movimentações. Como resultados, a metodologia apresentada se demonstra clara e objetiva, além da eficiência do AGV no processo, assim como seu retorno financeiro para a empresa estudada.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Industry 4.0, also called the Fourth Industrial Revolution, brings technologies into the manufacturing environment. One of them is the usage of auto guided vehicles - AGV - to ensure greater agility, dynamism and organization in the operation in an industrial environment. This work presents a case study in a large agricultural manufacturer in the region of Curitiba. Also, it is proposed a methodology to guarantee a smooth analysis, implementation and validation of the technology. From the studies presented in this document, it is possible to verify a considerable loss in manpower, due to the idleness of the operator and its resources, such as the conveyor cart, as well as layout restrictions and supply models. Using practices from the Lean Manufacturing philosophy, strategies were defined on how to reduce these losses by replacing idle labor with the autonomous vehicles. The results demonstrate significant financial gains in a relatively low payback time: a 22% reduction in operating costs with a payback estimated at 40 days and a return of investment (ROI) about 720%. An activity that used to displace the company's resources and was configured as 80% loss is replaced by an application that needs human intervention within an hour between shift changes. The AGV has the capacity to carry out 95 movements in a single shift, the tug and the labor only 35 movements. In conclusion, the efficiency of the AGV is clear to the process. It demonstrates that it is possible to carry out other studies to improve the level of service with the integration of other routes.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectVeiculospt_BR
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.subjectProdutividadept_BR
dc.subjectEngenhariaspt_BR
dc.titleMetodologia para implementação de AGV na indústria do agronegóciopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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