dc.contributor.advisor | Silva, Camila Silveira da, 1983- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional | pt_BR |
dc.creator | Zornoff, Flávia Elisa de Toledo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-15T18:35:04Z | |
dc.date.available | 2023-05-15T18:35:04Z | |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/82587 | |
dc.description | Orientadora: Prof.ª Dr.ª Camila Silveira da Silva | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 16/12/2022 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p. 127-136 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Esta pesquisa, inserida na temática Educação em Museus na perspectiva da Educação Patrimonial, tem como objetivo geral analisar as contribuições de uma experiência formativa envolvendo um museu histórico para a formação docente em Química. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, tendo como participantes oito licenciados e dois licenciandos em Química visitantes do Museu da História da Medicina do Paraná (MHMP), no contexto de uma disciplina condensada de Educação em Museus ofertada por uma universidade pública de Curitiba/PR. Para este estudo, foram utilizadas as técnicas de Grupo Focal aliado ao Método da Lembrança Estimulada, e de observação direta sobre portfólios individuais. Os dados constituídos são a transcrição do vídeo do grupo focal e dos portfólios, e notas de campo da pesquisadora. O conjunto de dados foi submetido à Análise Categorial, com categorias definidas a priori fundamentadas na Educação Patrimonial (Observação, Registro, Exploração e Apropriação). Os resultados mostram que a experiência formativa contribuiu para a mobilização das dimensões cognitiva, sensorial e emocional dos licenciandos e professores de Química. De forma colaborativa, os participantes estabeleceram comparações entre a prática pedagógica e a prática educativa do Museu, analisando a mediação, a interatividade, a acessibilidade e a relação entre museu e escola, por meio de expressões de sensibilidade e curiosidade. Além disso, os participantes relacionaram mais facilmente a Química com a exposição Pharmacia, embora as memórias das demais exposições do Museu tenham contribuído para as discussões e reflexões coletivas e individuais. Desse modo, foi verificado que a formação docente dos participantes ocorreu por meio da reflexão e análise crítica sobre seus conhecimentos científicos, pedagógicos, museais e de outras naturezas, na perspectiva da interdisciplinaridade e da relação entre Museu, Escola e Universidade. Partindo disso, foi elaborado um Roteiro de Visita para professores de Química, disponibilizado de forma virtual e gratuita, que constitui o Produto Educacional relacionado à esta Dissertação. O Roteiro é constituído por questões para estimular a reflexão de professores visitantes do MHMP, na perspectiva da Prática Educativa de Museus, da Educação Patrimonial e da Formação de Professores de Química. Esta pesquisa contribui para a ampliação do conhecimento científico sobre os processos formativos de professores de Química em museus de tipologias diversas e, em conjunto com o Roteiro de Visita, favorece as discussões sobre a potencialidade da parceria entre Universidade e Museu para a formação de professores de Química, na perspectiva da valorização das especificidades de diferentes espaços educativos e do Patrimônio Cultural musealizado. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This research, inserted in the theme Education in Museums from the perspective of Heritage Education, has the objective of analyzing the contributions of a formative experience involving a historical museum for teacher education in Chemistry. The research is of a qualitative nature, of the case study type, with eight graduates and two undergraduate students in Chemistry visiting the Museum of the History of Medicine of Paraná (MHMP) as participants, in the context of a condensed discipline of Education in Museums offered by a university of Curitiba (PR). For this study, Focal Group techniques were used, combined with the Stimulated Recall method, and direct observation of individual portfolios. The constituted data are the transcription of the focus group video and the portfolios, and the researcher's field notes. The data set was submitted to Categorical Analysis, with categories defined a priori based on Heritage Education (Observation, Record, Exploration and Appropriation). The results show that the formative experience contributed to the mobilization of the cognitive, sensory and emotional dimensions of chemistry undergraduates and teachers. Collaboratively, the participants established comparisons between the Museum's pedagogical practice and educational practice, analyzing mediation, interactivity, accessibility and the relationship between museum and school, through expressions of sensitivity and curiosity. In addition, participants more easily related Chemistry to the Pharmacia exhibition, although memories of other Museum exhibitions contributed to collective and individual discussions and reflections. Thus, it was verified that the teachers' training of the participants occurred through reflection and critical analysis of their scientific, pedagogical, museum and other knowledge, from the perspective of interdisciplinarity and the relationship between Museum, School and University. Based on this, a Visit Guide for Chemistry teachers was prepared, made available virtually and free of charge, which constitutes the Educational Product related to this Dissertation. The Guide consists of questions to stimulate the reflection of MHMP visiting professors, from the perspective of the Educational Practice of Museums, Heritage Education and the Training of Chemistry Teachers. This research contributes to the expansion of scientific knowledge about the training processes of Chemistry teachers in museums of different types and, together with the Visit Guide, favors discussions on the potential of the partnership between the University and the Museum for the training of Chemistry teachers. Chemistry, from the perspective of valuing the specificities of different educational spaces and the Cultural Heritage in museums. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Museus - Educação | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio cultural | pt_BR |
dc.subject | Química | pt_BR |
dc.title | Educação patrimonial e contribuições da prática educativa de um museu histórico para a formação docente em química | pt_BR |
dc.type | Dissertação Digital | pt_BR |