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dc.contributor.advisorSimões, Tatiana Renata Gomes, 1983-pt_BR
dc.contributor.otherSakae, George Hideki, 1987-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacionalpt_BR
dc.creatorLorena, Fernando Césarpt_BR
dc.date.accessioned2023-05-15T12:33:36Z
dc.date.available2023-05-15T12:33:36Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/82557
dc.descriptionOrientadora: Profa Dra Tatiana Renata Gomes Simõespt_BR
dc.descriptionCoorientador:Prof Dr. George Hideki Sakaept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 24/11/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 70-73pt_BR
dc.description.abstractResumo: Analisando o cenário educacional é preciso rever a forma de abordar o conteúdo curricular e não mais utilizar o método tradicional como única possibilidade, apenas repetindo conceitos dos livros didáticos, tornando assim o ensino desinteressante e sem sentido para os estudantes que, por muitas vezes, se perguntam se a função da escola é apenas torná-los bons memorizadores ou cidadãos críticos de fato. Neste trabalho, uma sequência didática (SD) para abordar e desenvolver o tema de ligações químicas foi desenvolvida e aplicada com alunos do primeiro ano do ensino médio do Colégio Tradição em São José dos Pinhais. Nesta SD foi utilizada uma adaptação do peer instruction (PI) além de dois jogos didáticos: um jogo digital e um jogo da memória. Foi possível perceber que é viável abordar um assunto como ligações químicas a partir dessas metodologias e as mesmas se mostraram eficientes para dar mais significado ao conteúdo e desenvolver outras habilidades no estudante como a capacidade de leitura e discussão. Já a utilização de jogos didáticos foi um grande motivador para a turma realizar as atividades. O "Estruturalizando", jogo digital que foi contruído a partir da linguagem de programação C#, teve grande importância para motivar os estudantes acerca da construção de estruturas de Lewis, aperfeiçoando assim os conhecimentos que haviam construído sobre ligações químicas até a quarta aula. Já o segundo jogo, uma adaptação do clássico jogo da memoria, foi utilizado ao final da SD com o intuito de avaliar o desenvolvimento dos estudantes e quais conceitos melhor assimilaram. De forma geral, a sequência conseguiu atender ao que se propôs tornando o assunto de ligações química mais atraente aos estudantes e diversificando as formas de abordar esse assunto.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Analyzing the educational scenario, it is necessary to review the way to approach the content and no longer use the traditional method as the only possibility, repeating concepts from textbooks and the internet, thus making teaching uninteresting and meaningless for students, who often wonder whether the school's function is just to make them good memorizers or critical citizens in fact. The application of a didactic sequence (SD) with students of the first year of high school at collegi Tradição in São José dos Pinhais, the active methodologies applied were the peer instruction (PI) and the problematization (PBL), two didactic games were used, a digital game and a classic the memory game. For the application of SD, two active methodologies were used to address and develop the subject of chemical bonds, through the use of PBL and PI it was possible to perceive that it is feasible to address a subject such as chemical bonds from these methodologies, they have shown themselves to be efficient to give more meaning to the content and develop other skills in the student such as the ability to read and discuss. The use of didactic games was a great motivator for the class to carry out the activities, both used at different times of the SD, structuring a digital game that was built from the C# programming language, it was of great importance to motivate students about the construction of Lewis structures, thus improving the knowledge they had built about chemical bonds until the fourth class, the second game, an adaptation of the classic memory game, was used at the end of the SD in order to evaluate the students' development and which concepts best assimilated. In general, the sequence was able to meet what it proposed, making the subject of chemical bonds more attractive to students and diversifying the ways of approaching this subject.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectLigações quimicaspt_BR
dc.subjectMetodologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectJogos digitaispt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.titleLigações químicas : uma sequência didática envolvendo jogo digitalpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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