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    O impacto do tráfego de caminhões na concentração de black carbon no município de Paranaguá através da análise do período da greve dos caminhoneiros de 2018 : quando o universitário pede ajuda

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    R-G-JULIA-STEFANY-CHAGAS-ALBRECHT.pdf (2.225Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Albrecht, Julia Stefany Chagas
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: A poluição atmosférica é considerada um dos maiores riscos ambientais da atualidade e tem sido associada a efeitos neurológicos e aumentos da mortalidade vinculados principalmente a danos no sistema respiratório e cardiovascular. Estimativas da Organização Mundial da Saúde, identificaram que a poluição atmosférica é responsável por 7 milhões de mortes anualmente. Paranaguá, município do litoral do Paraná está localizado na maior área contínua preservada de Mata Atlântica, considerada hotspot de biodiversidade e abriga o maior porto graneleiro da América Latina. O ambiente portuário abrange um conjunto de modais e complexos industriais com potenciais poluidores. Essas características fazem com que essa região seja um modelo importante de estudos significativo em relação à poluição atmosférica. Dentre os poluentes nocivos à saúde humana, o Black Carbon (BC) que possui como principal característica a grande absorção da luz em todos os comprimentos de onda visíveis, no IR e UV, torna-se importante para a compreensão de fatores climáticos. Suas principais fontes são combustíveis fósseis para transporte, principalmente a partir de motores a diesel, combustíveis sólidos (biomassa) para uso industrial e residencial e queimadas de savanas e florestas. O tráfego é um dos principais contribuintes para a poluição atmosférica global e a queima incompleta de combustíveis fósseis proveniente do diesel é seu componente mais importante. Este trabalho teve como objetivo avaliar a concentração dos níveis de BC no município portuário de Paranaguá no período da greve dos caminhoneiros de 2018 além de compreender quais fatores antrópicos e climáticos influenciaram a dinâmica de BC nesse período. Para a amostragem foi utilizado o equipamento Aetalômetro conectado ao equipamento um separador de PM2,5, (PM, do inglês, Particulate Matter). Esse tamanho de material particulado apresenta os maiores riscos à saúde, dado que, quanto menor seu tamanho, maior a possibilidade de deposição em áreas mais profundas do sistema respiratório. A amostragem ocorreu 30 dias antes, 10 dias durante e 30 dias da greve. A média encontrada durante o período de amostragem do período antes, durante e depois da greve para BC foi de 941.7 ng/m³, 611.1 ng/m³ e 1830.1 ng/m³, respectivamente. A variação temporal do período total indica que as concentrações de BC tiveram um declínio significativo durante a greve e análises estatísticas correlacionando com modais pertencentes ao sistema portuário identificaram que possivelmente o tráfego rodoviário é a principal fonte de emissão de BC. A análise de dispersão de poluentes, identificou que as maiores concentrações de BC foram provenientes da região portuária (corredor de exportação, do estacionamento de caminhões e das vias de acesso) do município de Paranaguá, corroborando a hipótese da queima de combustíveis fosseis proveniente da atividade portuária com destaque para a atividade de tráfego rodoviário de cargas como fonte predominante.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/82486
    Collections
    • Gestão Ambiental (Litoral) [89]

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