• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016039P7 ; 40001016170P6 Programa de Pós-Graduação em Filosofia
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016039P7 ; 40001016170P6 Programa de Pós-Graduação em Filosofia
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Conhecimento dos vivos em Deleuze e Popper

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - LUCCAS VAZ DANTAS DOS SANTOS.pdf (2.089Mb)
    Data
    2022
    Autor
    Santos, Luccas Vaz Dantas dos
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Investigamos neste texto a relação entre vida e conhecimento a partir da estrutura filosófica de dois autores, Popper e Deleuze. Essa combinação de quatro elementos - conhecimento, vida, Deleuze e Popper - está intrinsecamente ligada ao conceito de problema. Na epistemologia evolucionária de Popper, a vida, enquanto realidade emergente e problemática, é indissociável do conhecimento resultante de um processo de instrução e seleção. No estruturalismo genético de Deleuze, a primazia da diferença face à identidade pode ser conjugada à evolução biológica: a maneira como os seres vivos se atualizam criativamente em relação aos ambientes com os quais interagem e que inventam. A analogia entre esses sistemas de pensamento em torno do conhecimento evolutivo proporciona conceitos para pensar o surgimento da vida atrelado à resolução (acidental) de problemas, e o surgimento da linguagem atrelado a uma forma descorporificada de conhecimento. Assim, elencamos os conceitos de emergência, informação genética e linguagem como meio de efetuar uma analogia através dos problemas intrínsecos a suas respectivas tradições, e estruturar o conhecimento dos vivos pelas suas condições e pelos seus contrastes.
     
    Abstract: We investigate in this text the relation between life and knowledge through the philosophical structure of two authors, Popper and Deleuze. This combination of four elements - knowledge, life, Deleuze, and Popper - is inherently linked to the concept of problem. In Popper's evolutionary epistemology, life, as an emergent and problematic reality, is indissociable from knowledge, which results from a process of instruction and selection. In Deleuze's genetic structuralism, the primacy of difference over identity can be conjugated with biological evolution: the way in which living beings creatively actualize themselves in relation to the environments they interact with and invent. The analogy between these systems of thought around evolutionary knowledge provides concepts to think the emergence of life tied to the (accidental) resolution of problems, and the emergence of language tied to a disembodied form of knowledge. Thus, we elected the concepts of emergence, genetic information, and language as a means to effectuate an analogy through the problems intrinsic to their respective traditions, and to structure the knowledge of the living through its conditions and contrasts.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/82483
    Collections
    • Dissertações [193]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV