O ensino das ciências : entre um trabalho pedagógico com o ensino apostilado e outro com os princípios de educação popular
Resumo
Resumo: A temática deste trabalho abarca o ensino com os princípios de educação popular e, por outro lado, o ensino apostilado, no âmbito do ensino de Ciências no ensino fundamental I. O objetivo é compreender os limites e as possibilidades do Ensino de Ciências quando realizado por meio de um trabalho pedagógico da apostila e quando realizado por meio de um trabalho pedagógico com os princípios de educação popular. A metodologia desta pesquisa é de natureza qualitativa. A coleta de dados foi realizada pela observação, registros e realização de círculos de diálogo desenvolvidos durante a pesquisa, além de análise documental. A análise foi efetuada com o aporte na Análise de Discurso Crítica, assumindo como principal categoria a prática discursiva e a prática social. Esta pesquisa foi desenvolvida com estudantes do 4° ano, do ensino fundamental I, de uma escola da rede pública do município de Paranaguá. Para tal, foram considerados os elementos constituintes dessa prática, sendo que a prática pedagógica com o ensino apostilado revelou não favorecer um ensino de perspectiva emancipatória. Já a prática pedagógica com os princípios da educação popular, mostrou-se mais favorável ao desenvolvimento dessa perspectiva. Como aporte teórico para fundamentação desta pesquisa, foram utilizados autores como Paulo Freire, Brandão, Contreras entre outros. Abstract: The theme of this work encompasses teaching with the principles of popular education and apostilate teaching, in the scope of science teaching in elementary school I. The objective is to understand the limits and possibilities of Science Teaching when carried out through a pedagogical work of the handout and when carried out through pedagogical work with the principles of popular education. The methodology of this research is qualitative in nature. Data collection was performed by observation, records and dialogue circles developed during the research in addition to documentary analysis. The analysis was performed with the contribution to critical discourse analysis, assuming as main category discursive practice and social practice. This research was developed with students from the 4th grade of elementary school I, from a public school in the municipality of Paranaguá. For this, the constituent elements of this practice were considered, and the pedagogical practice with the apostilate teaching proved not to favor a teaching of emancipatory perspective. On the other, the work of pedagogical practice with the principles of popular education was more favorable to the development of this perspective. As a theoretical contribution to the foundation of this research, authors such as Paulo Freire, Brandão, Contreras among others were used.
Collections
- Dissertações [101]