• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Engenharia Cartográfica e de Agrimensura
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Engenharia Cartográfica e de Agrimensura
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Anteprojeto geométrico de via local com passeio compartilhado e estacionamento : estudo de caso no Campus Politécnico UFPR

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R G - Priscila Borges Alves.pdf (34.50Mb)
    Data
    2021
    Autor
    Alves, Priscila Borges
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : As cidades precisam pensar em mobilidade urbana, em gerir o trânsito, nas facilidades de deslocamento a todos os envolvidos sendo esta uma necessidade. Pensando nisto as vias precisam ser projetadas de forma a oferecerem segurança, comodidade e agilidade ao trânsito. Visando essa problemática atual, em que as vias podem e necessitam ter multifunções ou multimodais, adotar vias com espaço compartilhado entre pedestres e ciclistas em segurança do tráfego de veículos deve ser uma prioridade. Com base nisso, esse trabalho mostra aspectos teóricos, e operacionais do desenvolvimento de um anteprojeto geométrico com a demonstração de três opções de estudo de traçado de via local para o uso no campus, onde atualmente existe uma via local muito utilizada para o trânsito de usuários e visitantes do campus Politécnico da UFPR, via esta que se encontra sem pavimento e sem um traçado regular e há a existência de um estacionamento localizado próximo a prédios de blocos de aulas, laboratórios e a CASA 3 importante centro de atenção à saúde.
     
    Abstract : Cities need to think about urban mobility, about managing traffic, about the ease of displacement for all involved, which is a necessity. With this in mind, roads need to be designed to offer safety, convenience, and agility to traffic. In view of this current problem, in which roads can and need to be multifunctional or multimodal, adopting roads with shared space between pedestrians and cyclists in safety from vehicle traffic should be a priority. Based on this, this work shows theoretical and operational aspects of the development of a geometric design with the demonstration of three options of local road layout study for the campus, where currently there is a local road widely used for the transit of users and visitors of the UFPR Polytechnic campus, which is unpaved and without a regular layout and there is a parking lot located near the buildings of class blocks, laboratories and the CASA 3, an important health care center
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/82437
    Collections
    • Engenharia Cartográfica e de Agrimensura [53]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV