• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Arquitetura e Urbanismo
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Arquitetura e Urbanismo
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Escola de gastronomia em Curitiba - PR

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R G BRUNA MELNIC BORGES.pdf (30.45Mb)
    Data
    2013
    Autor
    Borges, Bruna Melnic
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente trabalho tem por objetivo embasar teoricamente a realização de um projeto para um edifício que abrigue uma escola de gastronomia em Curitiba. Esse espaço é proposto com a finalidade de incentivar o interesse pela cultura gastronômica, fomentando a discussão a respeito do tema, bem como oferecer à cidade uma escola projetada para esse fim, com soluções mais adequadas à regulamentação nacional e que possua valor arquitetônico. Buscou-se analisar a gastronomia pelos seus aspectos sociais, culturais e simbólicos, bem como a mudança nos hábitos alimentares dos brasileiros desde a década de 1950, o que culminou no cenário atual. Para obter dados referentes ao programa de necessidades, compilou-se um capítulo no qual foram estudados cada ambiente de acordo com a legislação, seguido de uma análise de correlatos, em que foram estudadas três escolas de gastronomia. Propõe-se então diretrizes para a elaboração de um projeto de uma escola de gastronomia que tenha como foco a formação de profissionais cientes da sua responsabilidade frente à biodiversidade e à continuidade da cultura gastronômica local.
     
    Abstract : This paper aims to explain theoretically the implementation of a project for a building that houses a school of gastronomy in Curitiba. This space is proposed in order to stimulate interest in food culture, encouraging discussion on the subject, as well as offering the city a school designed for this purpose, with the most appropriate solutions to national regulation, and that has architectural value. The food was analyzed for its social, cultural and symbolic aspects, as well as the change in eating habits of Brazilians since the 1950s, which culminated in the current scenario. For data relating to the program requirements, a chapter was compiled in which each environment was studied in accordance with the law, followed by an analysis of correlates, in which three schools of gastronomy were studied. It is therefore proposed guidelines for the preparation of a project for a school of cuisine that focuses on training professionals aware of their responsibility to biodiversity and continuity of gastronomic culture site.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/82425
    Collections
    • Arquitetura e Urbanismo [297]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV