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    Estudo sobre a educação ambiental nas escolas municipais, estaduais e federais do município de Paranaguá-PR

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    R-G-AMANDA-GABRIELA-FIGUEIREDO-RAMIREZ.pdf (4.292Mb)
    Data
    2018
    Autor
    Ramirez, Amanda Gabriela Figueiredo
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: O presente estudo foi desenvolvido em cinco escolas: duas escolas municipais (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Joaquim Tramujas Filho, Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Vaz de Camões), duas estaduais (Escola Estadual Dr. Roque Vernalha, Colégio Estadual José Bonifácio) e federal (Instituto Federal do Paraná Campus Paranaguá) do município de Paranaguá - PR. Sendo o Colégio Estadual José Bonifácio escolhido para vivência de experiência didática em uma aula/palestra apresentada. O objetivo geral do estudo é conhecer a realidade dessas escolas, compreender como as escolas desenvolvem a Educação Ambiental (EA), a visão dos alunos e professores, os desafios nas metodologias de criação e aplicação de uma EA, e se estão passados aos alunos de forma multidisciplinar, como determina os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs. A Constituição Federal estabelece como competência do poder público, promover EA em todos os níveis de ensino. Considerando a degradação ambiental, torna-se necessário desenvolver ações educativas que garantam a permanência dos recursos naturais em condições que assegure a sobrevivência das gerações futuras na Terra. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória, com revisão de literatura sobre os assuntos pertinentes ao tema, e do tipo explicativa pela análise do objeto estudado, dos resultados obtidos, e posteriormente do tipo descritiva na vivência "in loco" para obtenção de experiência didática de criação, metodologia e aplicação da EA. Foi aplicado questionário com 18 pessoas, 9 professores e 9 alunos, com perguntas subjetivas e objetivas. Após a aplicação do questionário, seguiu-se a fase de análise dos dados obtidos e os resultados nas cinco escolas estudadas. Buscou-se apresentar em termos quantitativos, críticos e panorâmicos, e foi verificado que a temática é pouco trabalhada nas escolas pelos professores, quando aplicada é de forma interdisciplinar e não específica, e que os docentes precisam de apoio dos governos para que seja efetiva a inserção e aplicação da Educação Ambiental nas escolas e a participação da comunidade escolar
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/82391
    Collections
    • Gestão Ambiental (Litoral) [89]

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