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dc.contributor.otherBleninger, Tobias Bernward, 1972-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Graduação em Engenharia Ambientalpt_BR
dc.creatorGolyjeswski, Orides Wladislaupt_BR
dc.date.accessioned2023-08-29T19:34:46Z
dc.date.available2023-08-29T19:34:46Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/82359
dc.descriptionOrientador: Tobias Bleningerpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Graduação em Engenharia Ambientalpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractUm dos objetivos da modelagem hidrodinâmica é fornecer informações detalhadas de características hidráulicas e hidrológicas de sistemas fluviais sob condições adversas, para por exemplo, garantir a viabilidade e segurança de hidrovias. Assim, faz-se necessário que os modelos disponíveis produzam os melhores resultados possíveis. Neste trabalho os modelos hidrodinâmicos unidimensional e bidimensional desenvolvidos pelo Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos (USACE) são testados e comparados com levantamentos de dados em campo realizados pelo Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) e Universidade Federal do Paraná, referentes ao Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental da Hidrovia do rio Paraguai. São comparados os níveis d'água, velocidades médias e campo de velocidades resultantes dos modelos com aquelas obtidas pelos aparelhos acústicos de medição de vazão (ADCPs). Verificou-se que para o trecho modelado do rio Paraguai o modelo unidimensional produziu resultados mais acurados do que o modelo bidimensional, exigindo assim um cuidado maior para com os resultados do modelo bidimensional.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectHidrodinamicapt_BR
dc.subjectHidraulicapt_BR
dc.titleAvaliação da modelagem unidimensional e bidimensional para escoamento permanente no Rio Paraguaipt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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