Geração de produtos cartográficos para avaliação de segurança ferroviária : estudo de caso de passagens em nível críticas
Resumo
Resumo : Os cruzamentos rodoferroviários são áreas sensíveis, que necessitam de analises aprofundadas para tomada de decisão, uma vez que são áreas mais propicias a acidentes de trânsito. Este estudo tem como objetivo analisar e avaliar a segurança nos cruzamentos rodoferroviários, com foco na sinalização, visibilidade, além de analisar os possíveis motivos que levam os pedestres a realizarem a travessia por passagens irregulares. A análise foi realizada em cinco passagens em nível classificadas como críticas de acordo com o programa de segurança ferroviária em áreas urbanas de (2011), que foram objeto de análises geoespaciais, que incluíram a verificação da disposição de postes de iluminação pública, visibilidade e sinalização, de acordo com a regulamentação vigente. Adicionalmente, duas passagens em nível irregulares de pedestres foram avaliadas, por meio de: levantamento tridimensional em campo, gerando modelo digital do terreno, e analise de entorno, verificando a disposição dos empreendimentos (polos geradores de viagens) próximos às passagens em nível irregular de pedestre, comprimentos dos percursos, a área de abrangência do polo e a disponibilidade de transporte público. Os resultados indicam que, devido a desconformidade da sinalização e iluminação com as normas vigentes, bem como a ampla utilização das passagens em nível irregulares em função da redução da distância do percurso, a melhor solução é a construção de um contorno ferroviário. Abstract : Road-rail intersections are sensitive areas that require in-depth analysis for decision making, since they are the areas most prone to traffic accidents. This study aims to analyze and evaluate safety at railway crossings, with a focus on signage, visibility, and to analyze the possible reasons why pedestrians cross through irregular crossings. The analysis was carried out at five level crossings classified as critical according to railway safety program in urban areas (2011), which were the subject of geospatial analyses, which included the verification of the arrangement of public lighting posts, visibility and signaling, according to current regulations. Additionally, two irregular pedestrian level crossings were evaluated, through: three-dimensional field survey, generating a digital terrain model, and analyzing the surroundings, verifying the disposition of developments (trip generator poles) near the irregular pedestrian level crossings, lengths of the routes, the scope of the pole area and the availability of public transportation. The results indicate that due to the nonconformity of signage and lighting with current standards, as well as the widespread use of irregular level crossings due to the reduction of the route distance, the best solution is the construction of a railway bypass.