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dc.contributor.advisorKersting, Ana Paula Baungartenpt_BR
dc.contributor.advisorVeiga, Luis Augusto Koenig, 1971-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Curso de Graduação em Engenharia Cartográfica e de Agrimensurapt_BR
dc.creatorDias, Carolina Aparecida de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2023-04-28T17:46:40Z
dc.date.available2023-04-28T17:46:40Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/82317
dc.descriptionOrientadores: Profa. Dra. Ana Paula Baungarten Kersting, Prof. Dr. Luis Augusto Koenig Veigapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Curso de Graduação em Engenharia Cartográfica e de Agrimensurapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Todos os engenheiros formados e devidamente regularizados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia têm autonomia para emitir relatórios e laudos técnicos, no entanto, para atuar como perito é necessário apresentar conhecimento sobre o tema da perícia, bem como desenvolver capacidades de observação e de resposta clara e direta sobre o que está em análise na peritagem, trazendo assim uma alternativa para obtenção de respostas mais rápidas para tomada de decisões de juízes. Os conhecimentos acumulados durante o curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura em áreas como Geodésia, Fotogrametria, Sensoriamento Remoto e Cartografia, são ferramentas que podem ser aplicadas em perícias para diversos fins, como é o caso de acidentes. O intuito desse trabalho é trazer novas possibilidades para aplicações de geotecnologias em uma situação real de um atropelamento ocorrido em Curitiba. Com o vídeo obtido da câmera de segurança interna no veículo, foi aplicada a técnica Structure from Motion - SfM, para verificar a possibilidade de reconstrução da trajetória do veículo e assim identificar possíveis obstruções no campo de visão do condutor. E a partir do uso da técnica de varredura a laser foi possível mapear o local do acidente, possibilitando analisar o posicionamento das placas de sinalização vertical e dimensionar as possíveis obstruções no campo de visão do condutor. Mesmo diante das dificuldades no processamento devido as condições técnicas do vídeo capturado pela câmera interna do veículo, a qual tem finalidade de monitoramento e, portanto, não posicionada adequadamente para fins de reconstrução fotogramétrica, o uso de geotecnologias em trabalhos de perícia mostrou-se promissorpt_BR
dc.description.abstractAbstract : All Professional Engineers licensed by the Regional Council of Engineering and Agronomy have the autonomy to issue reports and technical expert reports, however, to act as an expert it is necessary to have knowledge on the subject under investigation, as well as to develop observation skills and the ability to provide clear and direct responses to what is under analysis in the expert report, thus bringing an alternative to guarantee faster responses for decision-making by judges. The knowledge accumulated during the Cartographic Engineering and Surveying course in areas such as Geodesy, Photogrammetry, Remote Sensing and Cartography, are tools that can be applied in investigations for various purposes, such as accidents. The purpose of this work is to bring new possibilities for geotechnology applications in a real situation of a pedestrian accident in Curitiba. With the video obtained from the internal security camera in the vehicle, the Structure from Motion - SfM technique was applied to verify the possibility to reconstruct the trajectory of the vehicle and thus to identify possible obstructions in the driver's field of view. And from the use of laser scanning technology, it was possible map the accident site, allowing the analysis of the positioning of the vertical traffic signs and the dimensioning of possible obstructions in the driver's field of view. Despite the difficulties due to the technical conditions of the video captured by the internal camera of the vehicle, which has security purposes and therefore not properly positioned for the purpose of photogrammetric reconstruction, the use of geotechnologies in expert investigations has shown to be promising.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEngenharia geotécnicapt_BR
dc.subjectPerícia (Exame técnico)pt_BR
dc.subjectSistemas de varredurapt_BR
dc.subjectImagem tridimensionalpt_BR
dc.subjectAcidentes de trânsitopt_BR
dc.titleGeotecnologias aplicadas às perícias em casos de atropelamentopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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