dc.contributor | Campos, Larissa Aparecida de Paula | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Quadros, Juliana, 1971- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Graduação em Gestão Ambiental | pt_BR |
dc.creator | Adriano, Ana Paula Pereira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-23T16:29:18Z | |
dc.date.available | 2023-05-23T16:29:18Z | |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/82306 | |
dc.description | Orientadora: Juliana Quadros | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Graduação em Gestão ambiental | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: As áreas naturais protegidas foram originadas com o intuito de promover a proteção dos locais de relevante beleza cênica. Com o passar dos tempos, as atenções se voltaram para a conservação da biodiversidade frente à degradação ambiental provocada pelas atividades antrópicas. Nesse âmbito, as Unidades de Conservação (UC) realizam o papel do conservar e proteger o ambiente para as gerações atuais e futuras. Assim, houve a necessidade de desenvolver um diagnóstico com base na análise das relações entre o Parque Nacional de Saint- Hilaire / Lange (PNSHL), localizado no litoral do Estado do Paraná, e sua zona de entorno (ZE), situada na face leste, trabalhando com os residentes das Colônias rurais e conselheiros representantes das mesmas no Conselho Consultivo do PNSHL. Objetivou-se compreender tanto o nível de consciência ecológica que os atores sociais detêm sobre meio ambiente quanto quais às perspectivas sobre a criação/gestão da UC. Os procedimentos adotados consistiram na aplicação de entrevistas por meio de questionários semi-estruturados, divididos em "dados gerais", "concepção", e "relação" e para a tabulação destes se utilizou a metodologia da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. Concluiu-se que a concepção predominante em torno do Parque Nacional é estritamente ambiental, sendo feitas poucas referências aos benefícios que este proporciona para a sociedade como um todo. Verificou-se que tanto os gestores do Parque como os residentes em seu entorno demonstraram interesse em fornecer e obter esclarecimentos no que tange a unidade e as limitações incumbidas àquela área. Portanto, visualizamos um espaço propício para que ações de educação ambiental e gestão participativa sejam aplicadas, atuando sob a perspectiva da conservação ambiental, participação social, esta considerada instrumento de desenvolvimento regional da zona de entorno da unidade, e uso racional dos recursos naturais. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educaçao ambiental - Aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject | Gestão participativa | pt_BR |
dc.subject | Gestão ambiental | pt_BR |
dc.subject | Proteção ambiental | pt_BR |
dc.subject | Biodiversidade - Conservação | pt_BR |
dc.title | Diagnóstico das relações entre o parque nacional de Saint Hilaire/Lange e sua zona rural de entorno : uma contribuição para a gestão | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |