A prática deliberada e Debora Gurgel : estratégias de estudo de uma pianista expert
Resumo
Resumo: A prática deliberada é um tipo de prática considerada por Anders Ericsson como sendo o padrão de ouro para o desenvolvimento da expertise em qualquer domínio do conhecimento. O objetivo desta pesquisa foi investigar como Debora Gurgel pratica o piano hoje e como praticou ao longo de sua vida. Trata-se de uma pianista brasileira, considerada expert pela sua atuação como performer em palcos de renome como a Blue Note Tokyo, como professora em instituições como a School of Jazz de São Francisco e suas premiações nacionais e internacionais. Um estudo de caso foi feito em duas etapas: uma entrevista semiestruturada com a pianista, com o intuito de compreender como ela estudou o piano ao longo da carreira e a realização de um experimento, que envolveu a aplicação do protocolo think-aloud ao longo de duas sessões de prática. Após a coleta, a entrevista e os protocolos foram submetidos a uma análise de conteúdo. Análises de regressão foram aplicadas considerando os inícios, as paradas e as repetições realizados pela pianista como variáveis dependentes e elementos da música (dedilhado, dificuldades técnicas e ritmo) e de sua estrutura formal (como começos e finais de seções e frases) como variáveis independentes. Ao realizar a atividade de criação e memorização de um arranjo para piano solo sobre uma melodia cifrada da peça intitulada "Melancia", de Rique Pantoja, Debora empregou 26 estratégias de prática divididas entre quatro categorias: estratégias de criação, estratégias de prática, ferramentas de prática e organização da prática. Debora também forneceu uma série de conselhos para estudantes do piano popular. A partir dos segmentos de prática e comentários observados, as estratégias empregadas foram listadas, seus objetivos ao longo das duas sessões foram descritos e previsões da literatura de expertise e performance musical foram avaliadas. Ao longo de sua trajetória Debora Gurgel empregou prática deliberada e prática com propósito, dois tipos de prática identificados pela teoria de prática deliberada. Ao final da dissertação, um novo princípio de prática deliberada foi proposto para explicitar a necessidade de se considerar as estratégias de prática aplicadas para lidar com as demandas dos conteúdos dessa prática. Acredita-se que essa pesquisa possibilitou a tomada de mais um passo em direção à construção de uma pedagogia da performance do piano popular brasileiro. Abstract: Deliberate practice is a type of practice that Anders Ericsson considers to be the gold standard for developing expertise in any knowledge domain. The objective of this research was to investigate how Debora Gurgel practices the piano today and how she has practiced throughout her life. She is a Brazilian pianist, considered an expert by her performance in renowned stages such as Blue Note Tokyo, as a teacher in institutions such as the School of Jazz in San Francisco, and her national and international awards. A case study was conducted in two stages: a semi-structured interview with the pianist, in order to understand how she studied the piano throughout her career, and an experiment, which involved the application of the think-aloud protocol over two practice sessions. The interview and protocols were submitted to a content analysis after data collection. Regression analyses were applied considering the starts, stops and repetitions performed by the pianist as dependent variables and elements of the music (fingering, technical difficulties and rhythm) and its formal structure (such as beginnings and endings of sections and phrases) as independent variables. When performing the activity of creating and memorizing a solo piano arrangement on a lead sheet of the piece entitled "Melancia" (Watermelon) by Rique Pantoja, Debora employed 26 practice strategies divided among four categories: writing strategies, practice strategies, practice tools, and practice organization. Debora also provided a series of advices for popular piano students. From the observed practice segments and comments, the strategies employed were listed, her goals over the two sessions were described, and predictions from the expertise and music performance literature were evaluated. Throughout her study trajectory Debora Gurgel employed deliberate practice and purposeful practice, two types of practice identified by deliberate practice theory. At the end of the dissertation, a new principle of deliberate practice was proposed to make explicit the need to consider the practice strategies applied to deal with the demands of the contents of this practice. This research has allowed one more step towards the construction of a pedagogy of Brazilian popular piano performance.
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