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dc.contributor.advisorVeiga, Luis Augusto Koenig, 1971-pt_BR
dc.contributor.advisorNadal, Carlos Auréliopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Curso de Graduação em Engenharia Cartográfica e de Agrimensurapt_BR
dc.creatorSouza, Mark Schröder dept_BR
dc.date.accessioned2023-04-26T19:22:32Z
dc.date.available2023-04-26T19:22:32Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/82252
dc.descriptionOrientadores: Prof. Dr. Luis Augusto Koenig Veiga, Prof. Dr. Carlos Aurélio Nadalpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Curso de Graduação em Engenharia Cartográfica e de Agrimensurapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Atualmente existem diferentes tipos de modais de transporte utilizados ao redor mundo, e a aplicabilidade de cada modalidade está relacionada com fatores como a topografia, hidrologia, clima, custos, velocidade e entre outros fatores característicos do local. No Brasil, o modal utilizado em larga escala é o rodoviário, visto que a malha brasileira é muito extensa. Deste modo, dada a importância desta modalidade para a gestão do país, a manutenção das vias e das Obras de Artes Especiais são de extrema importância para a segurança e comodidade dos usuários. Posto isto, é necessário realizar vistorias rotineiras e perícias dos elementos que fazem parte da estrutura deste modal. Assim, foi realizado uma perícia em uma ponte situada na cidade de Morretes/PR, a qual constatou as características, tipos e condições das patologias existentes. Para obtenção de dados mais detalhados e sugestão de melhorias na estrutura, realizou-se uma varredura a laser através de um Laser Scanner terrestre e um aerolevantamento empregando-se um Veículo Aéreo Não Tripulado. Com isso, foram demonstrados os pontos críticos e a situação da ponte através de um laudo, empregando-se métodos de visualização cartográfica.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : Currently there are different types of transport modes used around the world, and the applicability of each modality is related to factors such as topography, hydrology, climate, costs, speed and among other factors characteristic of the site. In Brazil the modal used on a large scale is the motorways, since the Brazilian network is very extensive. Thus, given the importance of this modality for the management of the country, the maintenance of motorways and special art structures are extremely important for the safety and convenience of users. That said, it is necessary to carry out routine surveys and inspections of the elements that are part of the structure of this modal. Thus, an inspection was carried out on a bridge located in the city of Morretes/PR, which verified the characteristics, types and conditions of the existing structure. To obtain more detailed data and suggest improvements in the structure, a laser scan was performed through a terrestrial laser scanner and an aerial survey using an UAV. With this, the critical points and the situation of the bridge were demonstrated through a report, using cartographical visualization methods.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFotogrametria aereapt_BR
dc.subjectSistemas de varredurapt_BR
dc.subjectDronept_BR
dc.subjectPontespt_BR
dc.subjectPerícia (Exame técnico)pt_BR
dc.titlePerícia da ponte de ferro de Morretes (PR) com auxílio da representação em nuvem de pontospt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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